É verdade que antibióticos enfraquecem os dentes?

de Merelyn Cerqueira 0

Algumas pessoas afirmam que têm dentes enfraquecidos ou careados porque tomaram muito antibiótico durante a infância.

Essencialmente, isso só ocorre em alguns casos: somente um antibiótico, chamado tetraciclina (cloridrato de tetraciclina), pode provocar o aparecimento de manchas e enfraquecimento dos dentes. No entanto, apenas grande quantidade do medicamento causa o problema, de acordo com informações da revista Superinteressante.

Mesmo assim, segundo o odontopediatra Guedes Pinto, da Universidade de São Paulo, quando a formação dentária é terminada, o que ocorre por volta dos 12 anos, “nem uma tonelada de tetraciclina é capaz de causar esse tipo de problema”.

Agora, felizmente os pediatras têm consciência dos efeitos da tetraciclina nas crianças, e por isso procuram receitar antibióticos diferentes, mas de mesma função no organismo.

O açúcar em geral é considerado um grande responsável pelo surgimento de cáries, e alguns antibióticos, especialmente os xaropes, possuem açúcar para facilitar a ingestão. Muitos desses medicamentos são tomados em intervalos de oito ou seis horas e, em algumas ocasiões, são necessárias doses noturnas, quando a criança já está na cama.

Logo, quando há a negligência de higienização bucal após o consumo do medicamento, a criança corre o risco de desenvolver cáries. Então, o correto seria que, assim como após as refeições, ela realizasse a escovação completa para evitá-las.

[ Fonte: Diário de Biologia / Super ]

[ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência