Carvão vegetal realmente clareia os dentes?

de Gustavo Teixera 0

Diversas receitas prometem clarear os dentes surgem na internet, mas algumas delas além de não trazerem esse benefício, podem fazer a mal à saúde.

 

A Associação Brasileira de Odontologia alerta que receitas para clarear os dentes que contenham carvão, bicarbonato de sódio, casca de banana, suco de limão e afins contêm substâncias corrosivas que podem remover a camada superficial dos dentes.

carvao_1

Bicabornato de sódio, por ser uma substância abrasiva, pode enfraquecer o esmalte do dente. Já cascas de laranja ou limão, por terem pH ácido, podem causar erosão no dente, e em casos mais graves, a hipersensibilidade.

 

Muitos blogs na internet recomendam a utilização de carvão na hora de escovar os dentes para clareá-los, mas isso não significa que o carvão seja necessariamente bom para realizar tal função.

 

A abrasividade do carvão deixa arranhões pequenos no esmalte do dente, que a longo prazo deixam os dentes vulneráveis a cáries, além disso ainda os deixa quebradiços e fracos. Portanto, pense bem, pesquise e procure um dentista antes utilizar técnicas que suspostamente clareiam os dentes.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência