Escovar os dentes imediatamente após as refeições pode estragá-los, diz estudo

de Gustavo Teixera 0

Muitas pessoas, quando terminam de comer no almoço ou no jantar, já correm para o banheiro para escovar os dentes.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Mas, segundo um estudo da Academy of General Dentistry, fazer isso pode prejudicar seus dentes.

nao-escovar-os-dentes-pode-fazer-mal-a-saude
A escovação logo após as refeições piora o processo de deteriorização e, por isso, é importante esperar 30 minutos para higienizar os dentes

Alguns alimentos e bebidas – como batata frita, molho de tomate, refrigerante e bebidas alcoólicas – são ácidos e fazem com que o esmalte dos dentes perca cálcio, o que os torna temporariamente menos rígidos.

O estudo revelou que escovar os dentes após as refeições pode prejudicar o esmalte dos dentes, ainda mais quando se come algum alimento ácido.

Isso acontece devido ao fato do ácido ser empurrado para os dentes, o que causa erosão do esmalte e das camadas de proteção. Segundo os especialistas, o ideal é esperar 30 minutos depois da refeição para escovar os dentes. Este é o tempo estimado por ser necessário para que a salive neutralize os ácidos.

Eles também recomendam escovar os dentes antes de comer algum alimento ácido, pois assim ele atua menos nos dentes. Por outro lado, não é bom demorar mais que 30 minutos para escovar os dentes após uma refeição, caso contrário, a placa bacteriana fica ativa e pode se tornar tártaro, além de deixar a boca vulnerável a cáries.

Mas, caso não dê para esperar por 30 minutos, é indicado ingerir alguma bebida alcalina, como leite, antes de escovar os dentes.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência