Uso de fio dental pode não ter quaisquer benefícios médicos comprovados

de Merelyn Cerqueira 0

Apesar de seu uso ser recomendado à exaustão por quase todos os dentistas, a eficácia do fio dental nunca foi realmente comprovada, de acordo com um novo relatório divulgado pela agência de notícias norte-americana Associated Press (AP).

Por exemplo, o governo norte-americano recomendou o uso do fio dental por quase quatro décadas, porém, e de acordo com a Dietary Guidelines for Americans – que a cada cinco anos registra um conjunto de recomendação para os norte-americanos – esse tipo de exigência deve ser fundamentado em evidências científicas, segundo informações da Science Alert.

Dessa forma, no relatório publicado recentemente, a agência disse ter usado a Lei de Liberdade de Informação para solicitar evidências sobre os benefícios do uso do fio dental por meio do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do País.

No entanto, ela nunca recebeu essa prova. Ao invés disso, recebeu uma carta do governo reconhecendo que a eficácia de tal produto nunca havia sido estudada. A AP, então, analisou de forma independente mais de 25 estudos comparando a escovação convencional com a escovação mais o uso do fio dental.

O fato é que, eles encontraram pouca ou nenhuma evidência a favor do uso do produto. Essas informações vão na contramão das recomendações de basicamente todas as grandes organizações associadas à higiene bucal, incluindo a American Dental Association e American Academy of Periodontology. 

Muitos especialistas acreditam que a falta de uso do produto pode permitir o crescimento de placa, uma película fina de bactérias que se prende aos dentes e se acumula ao longo dos dias, que, potencialmente, se transformará em tártaro – um acúmulo que endurece o esmalte dos dentes e pode irritar as gengivas.

O tártaro por sua vez pode causar o recuo das gengivas, criando lacunas entre elas e os dentes, o que poderia causar infecção e levar à gengivite. Agora, o tema parece ter aquecido as editorias de notícias relacionadas à ciência e saúde. A dúvida que fica é: usar ou não o fio dental?

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência