Fabricante de relógios de luxo cria modelo que mostra órbita dos planetas em tempo real

de Merelyn Cerqueira 0

Cada vez mais, a inovação tecnológica traz inventos capazes de surpreender até as mentes mais fechadas. Dessa forma, uma grife de joias e relógios chamada Van Cleef & Arpels, estabelecida em Vendome, Paris, trouxe a público um luxuoso modelo capaz de exibir não somente as horas.

 

Chamado de Midnight Planetarium o relógio mostra, em tempo real, o movimento dos planetas dentro do Sistema Solar. Cada planeta disposto na peça é representado por pequenas pedras de cores diferentes: para a Terra, uma gema de turquesa;Mercúrio, uma serpentina; Marte é representado por um jaspe vermelho; Júpiter é uma ágata azul e Saturno uma sugilite. Outros objetos celestes também foram acrescentados ao relógio, como uma estrela cadente de ouro rosê e o Sol.

relogio-sistema-solar_02

O realismo do modelo também é surpreendente: a pedra que simboliza a Terra demora 365 para completar uma volta completa pelo relógio, enquanto que a de Saturno, 29 anos. Porém, Netuno e Urano, com órbitas de 165 e 84 anos, respectivamente, não foram incluídos no relógio, já que superam a expectativa de vida do ser humano.

relogio-sistema-solar_03

Além das pedras, todo o modelo é envolto com ouro 18 quilates, conferindo maior exclusividade. O fundo ainda traz uma gravura que representa um céu estrelado. As datas e horas podem ser visualizadas em duas aberturas localizadas no mostrador. Segundo os criadores, o proprietário ainda poderá marcar um dia específico como “de sorte”.

relogio-sistema-solar_04

Assim, quando a Terra passar diretamente sobre a estrela gravada em cristal de safira, simbolizará um dia especial. O preço para ter um Sistema Solar preso ao seu pulso, obviamente, é alto. Será necessário desembolsar a generosa quantia de 225 mil dólares, o equivalente a cerca de 713 mil reais, na cotação atual.

[ Mental Floss ] [ Fotos: Reprodução / Mental Floss ]

Jornal Ciência