Este incrível mapa é um verdadeiro atlas de nosso Sistema Solar

de Merelyn Cerqueira 0

Eleanor Lutz é estudante de doutorado em biologia da Universidade de Washington, nos EUA, que tem um talento incrível para ilustrações científicas.

Em seu site Tabletop Whale há uma coleção de imagens que ilustram exatamente o quão bom é o seu trabalho. O último deles, e talvez o mais impressionante, é um mapa que mostra todas as órbitas de mais de 18.000 asteroides presentes em nosso Sistema Solar.

Foto: Eleanor Lutz

Ele inclui ainda 10 mil asteroides com mais de 10 km de diâmetro e cerca de 8.000 objetos de tamanho desconhecido.

Como é dito na descrição de seu site, ela produz “gráficos, infográficos e animações sobre toda e qualquer ciência”, o que inclui coisas como um “Compêndio Visual de Criaturas Brilhantes”, “Todas as Estrelas que Você Pode Ver da Terra” e um mapa topográfico de Mercúrio.

Foto: Eleanor Lutz

No entanto, é o seu mais novo projeto que está chamando atenção na comunidade espacial. Lutz tem trabalhado em um “Atlas do Espaço” nos últimos anos, garantindo, até o momento, uma coleção inacreditável que incluem luas, planetas e o espaço exterior.


Eu fiz um mapa animado das estações na Terra, um mapa da geologia de Marte e um mapa de tudo no Sistema Solar com mais de 10 km”, diz ela em seu site.


Foto: Eleanor Lutz

Todos os dados do Atlas do Espaço são dados públicos, de modo que estão disponíveis gratuitamente. As fontes utilizadas por ela são a NASA e US Geological Survey.

Basicamente, a estudante pegou dados brutos disponíveis publicamente e transformou-os em uma visualização útil, trabalhosa e muito bonita. Sua intenção, conforme reportou à Wired, é que as pessoas pudessem vê-los de uma maneira que fizesse sentido.

Considerando que não é apenas ilustradora, mas também cientista, ela decidiu compartilhar também o método utilizado no trabalho. Ela planeja publicar o código-fonte aberto de cada uma de suas ilustrações, bem como tutoriais sobre como fazê-las em casa.

Foto: Eleanor Lutz

 “Há uma barreira de conhecimento para acessar algumas das coisas interessantes e impressionantes sobre a ciência. Existem muitos fatos e equações, e eu quero que essas ideias legais sejam acessíveis”, disse ela à Wired.

Para acessar e explorar outros trabalhos de Lutz, ou comprar impressões, basta visitar seu site: tabletopwhale.com.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert 

Jornal Ciência