Sonda Juno da NASA acaba de enviar fotos impressionantes de Júpiter

de Merelyn Cerqueira 0

Enviada em 2011 ao espaço, a sonda Juno, da NASA, entrou em uma viagem de cinco anos a qual o objetivo era atingir a zona de órbita de Júpiter – algo que fez com sucesso em julho de 2016.

Atualmente, a uma distância de mais de 670 milhões de quilômetros de distância da Terra, ela já realizou seu quinto voo ao redor do Gigante Gasoso, enviando de volta uma série de imagens de tirar o fôlego do planeta. 

“Cada vez que nos aproximamos do topo das nuvens de Júpiter, temos novos insights que nos ajudam a entender este incrível planeta gigante”, disse Scott Bolton, principal pesquisador da missão Juno.

juno-jupter-02

Até o momento, a sonda já ajudou os cientistas a descobrir como os polos de Júpiter realmente são, bem como tem fornecido novas informações sobre as nuvens e tempestades que cobrem a atmosfera do planeta – que acreditam estarem relacionadas a uma de suas luas, chamada Io.

juno-jupter-03

Os dados enviados pela sonda foram levados a público para que qualquer pessoa possa, com a ajuda de ferramentas de edição, melhorar as fotos não processadas, transformando-as em imagens deslumbrantes que combinem arte e ciência. 

As informações enviadas por Juno já permitiram aos cientistas reescrever o que pensavam saber sobre os planetas gigantes.

Eles esperam agora que a missão ajude a entendermos melhor a origem de todo nosso Sistema Solar.

Fonte: All That is Interesting Fotos: Reprodução / All That is Interesting

Jornal Ciência