Marte está formando um sistema de anéis?

de Julia Moretto 0

Em cerca de 20 a 70 milhões de anos, pensa-se que a lua marciana Fobos será rasgada à medida que se aproxima de Marte, criando um anel de detritos semelhante ao de Saturno.

 

Mas dois pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Física da Índia encontraram evidências de que esse processo já começou. Eles sugerem que o planeta já pode estar desenvolvendo um sistema desse tipo, com suas descobertas publicadas na revista Icarus.

 

Jayesh Pabari e P.J.Bhalodi usaram dados da espaçonave MAVEN da NASA, que entrou em órbita em torno de Marte em setembro de 2014, para estudar a composição atmosférica de Marte. Eles descobriram que havia uma nuvem de poeira em torno do planeta a uma altitude de 150 a 1.000 km acima da superfície, composta principalmente por detritos interplanetários. Marte e suas luas também parecem derramar partículas quando são atingidos por asteroides.

 

Mas a nuvem de poeira também parece ter uma pequena quantidade de material, cerca de 0,6% de sua composição, que veio de uma das duas luas. Eles sugerem que este poderia ser o início de uma formação de anel que permaneceria ao redor do planeta. “A ejeção secundária de satélites naturais de Marte pode causar um anel de poeira em torno de Marte e permanecer presente durante toda a sua vida”, escreveram em seu papel.

 

A órbita de Fobos decresce cerca de 2 metros a cada século, com dois resultados possíveis:em cerca de 20 milhões de anos ou mais, vai bater na superfície marciana ou ser transformado em um anel. No entanto, a ideia de que Marte já está formando um anel é polêmica, já que MAVEN não é projetado para procurar poeira. “Para realmente dizer qualquer coisa definitiva sobre a poeira, você realmente precisa ter um detector de poeira“, disse Laila Anderssen, da Universidade de Colorado Boulder.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / Wikimedia ]

Jornal Ciência