Empresa japonesa começa a vender cebola que não irrita os olhos após 20 anos de pesquisa

de Julia Moretto 0

As cebolas são muito comuns na alimentação em todo o mundo e possuem características exclusivas que proporcionam a qualquer comida, um sabor especial.

Se ela é um ótimo alimento para quem consome, quem realiza o seu preparo não diz o mesmo devido às lágrimas produzidas ao cortar. Pensando nisso, a empresa japonesa House Foods Group, se prepara para lançar uma nova cebola que promete acabar com a choradeira.   

Resultado de duas décadas de pesquisa, a nova cebola é chamada de “Bola do Sorriso”, já que coloca um sorriso em seu rosto, em vez de fazer chorar. Em 2002, os pesquisadores da House Foods Group, divulgaram um artigo dizendo que as enzimas da cebola que provocam lágrimas nas pessoas poderiam ser enfraquecidas, sem alterar o sabor e valor nutricional. Esse estudo recebeu o Prêmio Ig Nobel e em 2015, a empresa disse ter concluído seus estudos.  

A cebola induz às lágrimas devido a um gás liberado quando são danificadas pelas facas. Já a nova cebola pode diminuir o movimento de seus átomos, resultando na menor quantidade de emissão da substância syn-propanethial-S-óxido agente lacrimogêneo indutor de lágrimas –, reduzindo o número de lágrimas que geram. Ao contrário das normais, as cebolas “Bola do Sorrido” possuem um sabor doce típico de maçãs ou peras.

Smil-Ball-cebola-que-nao-arde-os-olhos_01

Cerca de cinco toneladas da nova cebola foram vendidas nas lojas físicas e on-line de Tóquio este ano. Em breve estarão disponíveis em todo país a um preço duas vezes maior que as cebolas normais. Um pacote com duas unidades custará 450 ienes – cerca de R$ 14,00.

De acordo com as vendas da nova cebola, elas prometem fazer muito sucesso ao chegar nos mercados de outros países. O que os céticos temem é que assim como a maçã, as cebolas percam seu sabor original depois de anos de reprodução seletiva.

[ Rocket News 24 ] [ Fotos: Divulgação ]

Jornal Ciência