Empresa é flagrada utilizando mais de 10 mil celulares falsos para enviar avaliações positivas a produtos chineses

de Merelyn Cerqueira 0

Um vídeo filmado na China flagrou o momento em que funcionários de uma empresa controlavam mais de 10 mil aparelhos celulares utilizados para enviar avaliações positivas falsas e “likes” para tornar um determinado produto mais atraente.

Conforme informações do Daily Mail, fabricantes chegam a pagar milhões de reais por essas “Clik Farms”a fim de conseguirem um feedback mais positivo – tão importante na venda online. 

O vídeo em questão, filmado por um repórter russo, capturou o interior de uma dessas empresas, mostrando centenas de aparelhos instalados em uma sala. Aparentemente, os telefones eram controlados por funcionários em computadores.

2

Especialistas afirmam que grande parte da manipulação digital atualmente é realizada na China e na Rússia, embora sua influência seja sentida em todo o mundo. 

O esquema não só garante comentários positivos, como também serve para comprar curtidas em mídias sociais a fim de tornar seus usuários mais “relevantes”, algo que vem acompanhado da possibilidade de viralização e ganhos com publicidade. 

1

No início deste ano, cientistas da Universidade de Southern California e Universidade de Indiana (EUA), descobriram que cerca de 15% das 319 milhões de contas ativas que atualmente existem no Twitter são falsas, o que sugere a existência de 48 milhões de “contas robôs”.

Mídias sociais como Instagram também entraram no foco de atenção dos pesquisadores, resultando no encerramento de uma ferramenta de automação conhecida como “Instagress”, tida como uma das favoritas dos profissionais de marketing.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência