NASA construiu câmera capaz de filmar testes de foguetes em detalhes

de Merelyn Cerqueira 0

Os testes realizados nos foguetes da NASA são os últimos e cruciais passos antes de um lançamento. Assim, para obter melhores dados, a agência desenvolveu uma nova câmera HDR, de grande alcance dinâmico, que mostra o que está acontecendo quando o gigante Space Launch System (SLS), ou Sistema de Lançamento Espacial – um projeto de veículo de lançamento descartável – é ligado, segundo informações da Engadget.

Chamada de “High Dynamic Range Stereo X” (HiDyRS-X), a câmera é capaz de capturar os menores detalhes de “várias ordens de grandeza”, de forma mais perfeita do que qualquer outro sistema testado anteriormente.

As imagens em HDR são formadas pela combinação de múltiplas exposições feitas uma de cada vez com várias câmeras. Uma equipe da agência formada por jovens cientistas – por meio de um plano de iniciativa de carreira (ECI) – foi eleita para utilizar a câmera, que diferentemente das outras, não necessita de um sequenciamento de cliques para formar imagens de alta definição.

Por meio de um encaixe de chips e pixels, a equipe foi capaz de capturar imagens múltiplas, simultâneas e com posições diferentes. A câmera conseguiu compensar o brilho intenso das imagens e, por ter um tamanho compacto, foi instalada com facilidade em um suporte de teste do foguete. 

Depois de experimentá-la em motores de foguetes menores, a equipe realizou o teste de larga escala no enorme impulsionador SLS, da NASA, em Utah. O experimento passou por um momento de tensão durante o início das filmagens, quando tiveram que substituir rapidamente o temporizador automático – que apresentou efeito. No final do teste, as imagens foram cortadas quando as poderosas vibrações do lançador desconectaram as fontes de energia.

Você confere o resultado no vídeo abaixo. E apesar das falhas, a câmera conseguiu captar detalhes nunca vistos antes. Agora, a agência planeja construir um segundo protótipo, com HDR mais avançado e de melhor montagem.

[ Engadget ] [ Foto: Reprodução / NASA ]

Jornal Ciência