Mercado ilegal de pílulas abortivas cresce na internet

de Merelyn Cerqueira 0

Um número crescente de mulheres está se voltando ao mercado online para adquirir pílulas abortivas de forma ilegal, segundo informações do jornal Daily MailCerca de 375 pacotes de medicamentos foram apreendidos no ano passado enquanto seguiam para endereços na Grã-Bretanha. O número, que era de apenas cinco em 2013, está em 375 agora.

 

Os dados foram obtidos pelo British Pregnancy Advisory Service (BPAS), principal provedor de aborto da Grã-Bretanha. Segundo eles, é provável que estes números representem apenas “a ponta do iceberg”, e que muitas mulheres estão “desesperadas”. De acordo com a lei, as pílulas devem ser tomadas em duas doses ao longo de 48 horas, e são destinadas à administração médica conforme consentimento. Essas drogas, consideradas poderosas, podem causar complicações graves, incluindo sangramentos, infecções e, em casos mais raros, morte.

 

No entanto, podem ser facilmente obtidas a partir de farmácias online no Reino Unido, por cerca de 15 euros (R$ 49). A BPAS, que obteve os números da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde, está atualmente está fazendo campanhas para descriminalizar o aborto.  Segundo a legislação atual dos países que compõe o Reino Unido, uma mulher pode enfrentar prisão se deliberadamente interromper a gravidez, exceto sob circunstâncias específicas.

 

Algumas organizações, como a Woman on Web, chegam a enviar pílulas abortivas para países onde o acesso ao aborto é restrito, como a Irlanda do Norte ou para mulheres de famílias conservadoras na Inglaterra.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência