Especialistas em segurança divulgam a lista de websites permitidos na Coreia do Norte

de Merelyn Cerqueira 0

Um vazamento de arquivos publicado no site GitHub revelou uma lista de domínios registrados em “.kp” – código da Coreia do Norte.

Essencialmente, o país possui apenas 28 sites, e embora muitos deles sejam inacessíveis, eles fornecem uma visão rara – quase que de um buraco de fechadura – sobre o “reino” on-line de Kim Jong-un, segundo informações da IFL Science.

Entre os revelados estão websites de culinária, bilhetes de avião, filmes, alguns educacionais, conselho de turismo norte-coreano, agências de notícias e um site de Ciências Sociais. Ainda, parece haver uma espécie de rede social chamada “Friend”.

internet-norte-coreana_03
Print do site Friend

Os sites acima podem ser acessados, embora demorem um pouco para carregar, já que, provavelmente, não são muito utilizados em tráfego internacional. No entanto, a publicação logo chamou atenção, com usuários divulgando uma série de screenshots de algumas páginas no Reddit.

internet-norte-coreana_02

O post do GitHub ainda explicou como especialistas em segurança cibernética conseguiram colocar as mãos em tais dados. “Em 19 de setembro de 2016, um dos servidores de alto nível da Coreia do Norte foi acidentalmente configurado para permitir transferências de zona mundial em seus servidores DNS. Isso permite que qualquer pessoa que execute uma ‘AXFR’ (transferência de zona) requisitada para o nameserver do país ‘ns2.kptc.kp’, possa obter uma cópia dos melhores dados de nível DNS. Isso foi detectado pela [TL;DR Project]”.

Particularmente no site da agência de notícias, a maioria das manchetes foca no líder supremo local Kim Jong-un, seu pai e ex-líder Kim Jong-Il, ou testes recentes de armas nucleares supostamente realizadas pelo país. Por exemplo: “Corpo russo suporta teste de explosão de ogiva nuclear da DPRK” ou “Crimes relacionados com narcóticos aumentam entre os jovens sul coreanos”.

Outra notícia ainda explicava que “é de desejo unânime e direito legítimo do povo coreano que as forças dos EUA sejam retiradas da Coreia do Sul para que a paz na península seja alcançada […] O povo norte-coreano nunca vai desistir de sua justa causa para destruir a ameaça dos militares americanos e pressão econômica”. 

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência