Você não consegue, de jeito nenhum, dormir e acordar cedo? Saiba o que a Ciência diz sobre isso!

de Merelyn Cerqueira 0

Vivemos em um mundo em que o hábito de madrugar é supervalorizado. Todos os dias, pelas manhãs, muitas pessoas são obrigadas a abandonarem o conforto de suas camas para trabalhar, estudar, ir para a academia ou cumprir outras tarefas. O fato é que, existe gente que aprecia esse hábito de acordar cedo, e outros que não.

Conforme relatado pelo site Vox, a ciência da cronobiologia, que diz que todos nós temos um relógio interno que nos mantém em um ciclo de sono e vigília consistente, explica isso. A maioria das pessoas, em média, dormem por volta das 23 horas e acordam às 7 da manhã. No entanto, estima-se que 40% da população, naturalmente, não consiga se encaixar nesse padrão. O motivo disso é que, nossos padrões de sono são determinados por questões genéticas, e por isso, são difíceis de serem alterados.

Estudos realizados sobre o assunto revelaram que lutar constantemente contra nosso próprio relógio biológico pode resultar em problemas de saúde, como diabetes, por exemplo.

Contudo, de acordo com a Vox, é necessário entender que pessoas que dormem tarde não são, necessariamente, “baladeiras” ou preguiçosas. Elas simplesmente não conseguem dormir cedo. O sono, para elas, costuma chegar por volta das 2 ou 3 horas da manhã. Porém, no dia seguinte a sensação enfrentada é de “jet lag”, como quando viajamos e sentimos a diferença entre os fusos horários, caracterizando cansaço, indisposição e sonolência.

Em termos científicos, essa diferença entre ciclos circadianos nas pessoas, é explicado através da ação de um grupo de neurônios, que agem de diferentes formas em cada um e são responsáveis pelo funcionamento do núcleo supraquiasmático do hipotálamo. Uma região responsável por regular a produção de uma substância chamada melatonina, que induz o sono.

Normalmente, a melatonina começa a ser produzida às 21 horas. Pouco tempo depois, cerca de uma hora e meia, o colón começa a reprimir os movimentos intestinais e a temperatura do corpo diminui. Logo, às 4h30 da manhã, a pressão arterial atinge seu pico, e às 6h45 o organismo começa a despertar para que por volta das 10 horas esteja completamente alerta.

Dessa forma, no caso das pessoas que dormem mais tarde, esse processo é completamente atrasado e isso explica o porquê elas consideram o hábito de acordar cedo um verdadeiro castigo.

[ VOX ] [ Foto: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência