TOP 7 razões científicas para você começar a acordar cedo!

de Gustavo Teixera 0

Talvez você seja uma pessoa que goste da manhã. Talvez você seja uma pessoa noturna que pensa que as pessoas matutinas são extremamente chatas.

De qualquer forma, seu padrão de sono e está conectado a você. Essa tendência pessoal para ser uma pessoa matutina ou noturna é chamado de cronótipo – e a Ciência mostra que é parcialmente controlada pela sua genética. 

Essa é uma boa notícia para as pessoas matinais do mundo: um crescente corpo de pesquisas sugere que as pessoas que preferem acordar cedo podem desfrutar de um monte de benefícios para a saúde.  Aqui estão 7 razões científicas para você começar a acordar cedo!

1 – Você pode ficar mais feliz.

Um estudo de 2012 sobre “Emoção” descobriu que uma tendência para acordar mais cedo estava relacionada com uma maior felicidade relatada. 

Como é o caso com muita pesquisa em cronótipo, este estudo não estabeleceu que acordar cedo faz com que as pessoas sejam mais felizes – é apenas uma correlação. Mas ainda é fascinante. 

Os autores do estudo especularam que a exposição precoce à luz solar poderia afetar o humor.

2 – Você pode pesar menos.

No ano passado, a empresa de testes genéticos 23 and ME estudou cerca de 90.000 pessoas que usaram seus testes como forma de investigar quais os genes que influenciam o cronótipo.

Sua análise, publicada na revista Nature Communications, também descobriu que acordar estava relacionado com ter um menor índice de massa corporal, ou IMC.

3 – Você pode manter o peso mais facilmente.

Pesquisadores da Brown University estudaram recentemente cerca de 700 pessoas do Registro Nacional de Controle de Peso – um banco de dados de pessoas que perderam cerca de 13 quilos e mantiveram essa marca durante pelo menos um ano.

4 – Você pode dormir melhor.

Falando sobre o sono: o mesmo estudo conduzido pela 23 também descobriu que apenas cerca de 20% das pessoas matutinas sofreram de insônia, em comparação com quase 40% das pessoas noturnas.

5 – Você pode ter melhor saúde mental.

Entre os adolescentes, ter um cronótipo posterior está associado à depressão ou a sintomas depressivos, de acordo com uma revisão de 2016 das evidências existentes.

Um estudo de 2015 também encontrou esse link em um grupo de quase 2.000 pessoas entre 18 e 65 anos. Mas, novamente, estas são apenas correlações.

Embora este link tenha sido demonstrado em muitos estudos, isso não significa que ser uma pessoa noturna causa depressão.

6 – Você pode reduzir seu risco de diabetes e síndrome metabólica.

Em um estudo realizados com de coreanos de meia-idade, as pessoas noturnas eram mais propensas a terem diabetes e síndrome metabólica do que as que acordavam mais cedo.

7 – Você pode se destacar no trabalho.

Não é sobre saúde, mas ainda é uma grande vantagem. O biologista Christoph Randler, que fez pesquisas sobre cronótipos, disse uma vez à Harvard Business Review que as pessoas matutinas “tendem a obter melhores notas na escola, o que as leva a melhores faculdades, o que as leva a melhores oportunidades de emprego”.

Fonte: Business Insider Fotos: Reprodução / Business Insider

Jornal Ciência