O que causou o Dia Escuro da Nova Inglaterra em 1780?

de Merelyn Cerqueira 0

Em 1780, em plena Revolução Americana, completa escuridão tomou a Nova Inglaterra. Exatamente no dia 19 de maio, o chamado “Dia Escuro”, a princípio fez muita gente acreditar que o juízo final tinha chegado. Ao meio dia, uma escuridão caiu, os pássaros noturnos surgiram e os animais começaram a apresentar um comportamento estranho, deixando as pessoas desconcertadas.

A noite repentina não veio acompanhada de lua ou estrelas. Foi de fato a noite mais escura já vista até então. Algumas pessoas sequer conseguiram dormir com medo do que poderia acontecer e outras ficaram em vigília esperando que o Sol restaurasse a calmaria.

Para o alívio delas, isso aconteceu: o Sol reapareceu na manhã seguinte e os moradores da região da Nova Inglaterra tomaram isso como uma oportunidade para um recomeço. Muitos oraram por horas apenas agradecendo pelo mundo não ter acabado.

Mas, o que causou a escuridão?

Quase 230 anos depois do evento, pesquisadores da Universidade de Missouri (MU), EUA, combinaram registros escritos e evidências de queimaduras em árvores e determinaram que o Dia Escuro, na verdade, tinha sido causado por incêndios maciços no Canadá no mesmo ano.  

De acordo com Richard Guyette, professor associado de Pesquisa Florestal na MU, o fogo aquece a casca das árvores, matando o tecido vivo. Anos mais tarde, a casca cai e revela a madeira ferida. “Quando você olha para os anéis, pode ver a formação de carvão no exterior e resina na parte superior, criando um ponto escuro”, explicou.

A pesquisa foi feita com base nas árvores de Algonquin Highlands, no Sul de Ontario e de outros locais próximos. Eles descobriram que um grande incêndio que ocorreu em 1780 queimou grande parte das florestas e afetou atmosferas a centenas de quilômetros de distância. Com isso, grandes colunas de fumaça foram criadas e transportadas para a atmosfera superior.

No entanto, a descoberta gerou uma série de perguntas, entre elas, se os incêndios florestais eram tão comuns na região, como ninguém considerou que esta poderia ser a causa? Ainda, se um incêndio foi a verdadeira causa do Dia Escuro, como que não há relatos de queda de fuligem nos seis estados que compõem a região da Nova Inglaterra?

Contudo, considerando todos os relatos e relatórios da imprensa, podemos concluir que em 1780 pelo menos um incêndio florestal foi registrado na região. No entanto, não se pode dizer ao certo que este incidente em particular tenha sido a verdadeira causa da escuridão.

Logo, enquanto alguns acreditam que o dia tenha fundamento religioso, sendo previsto pela Bíblia Sagrada (“O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”) e outros determinem os incêndios como possível causa, a verdade é que o Dia Escuro da Nova Inglaterra ainda permanece um mistério.

[ Foto: Reprodução / Xava Du ]

Jornal Ciência