Nos EUA, cachoeira se transforma em “rio de fogo”. Entenda!

de Bruno Rizzato 0

O Parque Nacional de Yosemite é um parque norte-americano, localizado nas montanhas da Serra Nevada, no estado da Califórnia.

Ele está repleto de maravilhas naturais durante todo o ano, mas caso pense em visitá-lo durante as últimas semanas de fevereiro, você pode ser recompensado com a incrível vista de uma cachoeira que se transforma em um brilhante rio de fogo.

Foto: Jeffreyplui / Instagram
Foto: Jeffreyplui / Instagram

Na realidade, o fenômeno é resultado de uma ilusão de ótica, e as cachoeiras ficam assim por cerca de 10 minutos por dia, sob influência dos raios solares. Porém, isso continua atraindo multidões ano após ano. E neste ano, graças a fortes chuvas em Serra Nevada, a cachoeira parece especialmente “incandescente”. “Nos mais de 20 anos que eu fotografo esta cachoeira de fogo, até mesmo liderando workshops, nunca vi uma mais espetacular do que esta”, relatou Michael Mariant, um fotógrafo de Morro Bay, Califórnia.

Para ver a queda é preciso ter a combinação certa de condições climáticas. A cachoeira, chamada “Horsetail Falls”, flui da montanha El Capitan, e para que haja água suficiente para o fenômeno, a água precisa sofrer o efeito de forte nevasca e chuva nas montanhas. Graças a uma tumultuada temporada de influência do El Niño, houve uma abundância de neve e chuva em 2016, e a neve derretida faz o seu caminho para baixo das montanhas, assim que a temperatura aumenta, atingindo El Capitan, fazendo a água descer o vale abaixo. Essa é a condição que capta os raios solares de modo a produzir a ilusão de ótica.

*** Night On Earth *** As you may know this past weekend I was in #YosemiteValley in hopes of catching the great #Firefall phenomenon that occurs only about 10 days a year when the setting sun illuminates Horsetail Falls for a few minutes, giving the impression of lava flowing down the side of El Capitan. Conditions did not come together on Friday, but Saturday night was truly special. I saw what I believe was “Firefall Actual” 🙂 the orange glow on the Falls was truly stunning to see in person. Also stunning was how crowded it was. 1000s of photographers packed along the coast, many who camped out from 8am in the morning. Luckily i had my waders with me on this trip so I simply stepped a bit into the Merced River for this view 🙂 Shot alongside and met up with some amazing photographer folk this weekend including: @kurtzmanos @77slade @laly0021 @taylorgrayphoto @mazmanphotography @jennkichinko @jude_allen @csharrison and @_jonathanmitchell_ and 1000s of others!

Uma foto publicada por Vincent James (@vjamesphoto) em

A visão em si é impressionante – e rara, devido à seca dos últimos anos – mas por conta da posição do Sol durante essas últimas semanas de fevereiro, a luz do pôr do sol atinge a cachoeira no ponto certo para dar o toque final ao fenômeno, fazendo a cachoeira parecer incandescente.

Claro, para observar o efeito completo, é também preciso ter a sorte de visitar o local quando o céu estiver claro e ensolarado, algo que esses fotógrafos conseguiram fazer. O melhor ponto de observação é ao leste de El Capitan. Mas caso você não consiga visitar os EUA para ver esse fenômeno, não se preocupe, ele pode estar de volta em 2017.

[ Foto: Reprodução / The New York Times – Print de várias fotos de fotógrafos variados ]

Jornal Ciência