Fotos tiradas pela NASA mostram mudanças chocantes da Terra

de Julia Moretto 0

Sabemos que a Terra está mudando de forma dramática diariamente, mas às vezes precisamos de outra visão para enxergar isso.

 

Essa ideia fica mais clara com as imagens recentemente divulgadas pela NASA, mostrando mudanças dramáticas em tamanhos de florestas, níveis de água e de gelo ao longo dos últimos 40 anos.

 

Algumas fotos são realmente chocantes, como a comparação do lago Úrmia no Irã, mostrando o encolhimento do seu tamanho e alteração das cores. O contraste apareceu por apenas alguns meses e foi causado pelo calor do verão e por populações crescentes de algas e bactérias.

mudanças-na-Terra_02

Alguns destes efeitos são relacionados às mudanças climáticas, outros não são“, disseram cientistas da NASA. “Alguns documentam os efeitos da urbanização ou devastação, como incêndios e inundações. Todos mostram nosso Planeta em um estado de transição“.

 

Em Utah, é possível observar o encolhimento do Grande Lago Salgado, entre 1985 e 2010, causada pela redução do degelo.

mudanças-na-Terra_03

Também é possível ver a redução do tamanho do lago Owens, na Califórnia, durante o mesmo período de tempo, devido aos produtos químicos.

mudanças-na-Terra_04

Várias das imagens mostram como a propagação de nossas vilas e cidades está afetando a paisagem natural. Muitas florestas foram derrubadas para dar lugar a terras agrícolas. Além disso, a população do país aumentou em 40% durante o mesmo período, de acordo com a NASA.

mudanças-na-Terra_05

Os efeitos da urbanização também podem ser vistos nestas imagens de 1991 e 2016 de Nova Deli, Índia. Em 25 anos, a população cresceu de 9,4 milhões para 25 milhões de pessoas. Os especialistas da ONU estimam que o território Deli possa ser o lar de cerca de 36 milhões de pessoas até 2030.

mudanças-na-Terra_06

Essa rápida ascensão populacional traz uma série de problemas, além da falta de espaço. Em novembro, o governo indiano declarou estado de emergência nacional, devido à poluição do ar.

 

Mais longe da civilização, a camada de gelo da Groenlândia está derretendo mais rápido do que nunca. A água escurece a superfície do gelo e provoca ainda mais derretimento à medida que mais luz solar é absorvida.

mudanças-na-Terra_07

Outras imagens da Groenlândia mostram o encolhimento da geleira Helheim, devido ao aumento das temperaturas do ar e do oceano.

mudanças-na-Terra_08

As imagens são assustadoras, mas é importante saber o que está acontecendo com o Planeta.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência