Designer japonesa cria casaco que carrega gadgets com energia solar

de Merelyn Cerqueira 0

Ficar sem bateria no celular em um momento importante é um problema com que todos sofremos.

No entanto, a aprendiz da COMME des GARÇONS – grife de Rei Kawakubo – pode ter inventado uma solução perfeita para isso, mas somente para quem não se importar em pagar 2.480 dólares (R$ 8.488) em um casaco. Junya Watanabe revelou sua criação, chamada de FW16, em março deste ano. O modelo em questão consiste em um  masculino com pequenos painéis solares que usam a energia para recarregar aparelhos.

designer-cria-casaco-que-carrega-gadgets_01

Considerada uma das figuras mais excêntricas do mundo da moda masculina, Watanabe é famosa por seus projetos radicais. O modelo apresentado na coleção de outono deste ano marca sua entrada para o setor de tecnologia “de vestir”, de acordo com informações da Oddity Central. Enquanto ainda não está claro o tempo que será necessário para o usuário captar a energia necessária para recarregar um celular, usá-lo não seria exatamente um problema, uma vez que o corte e o caimento lhe dão uma aparência de sofisticação.

designer-cria-casaco-que-carrega-gadgets_02

O FW16 vem com um cabo para carregar celulares, porém, ainda não está claro com qual saída – se uma conexão como a de um iPhone ou um USB. Há de se considerar também que ela possa ser customizável, algo que não seria surpresa pelo preço de mais de 8.000 reais. A ideia por trás da peça é intrigante, ainda mais considerando que baterias e energia elétrica estão ficando cada vez mais baratas e disseminadas.

Se você estiver interessado em adquiri-lo, o produto já está disponível para compra online. E se um casaco parece não ser a melhor opção para o verão, você também por optar por um biquíni com a mesma tecnologia  do designer norte-americano Andrew Schneider. 

 [ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução / Oddity Central ]

Jornal Ciência