Criança sorri pela primeira vez após operar fissura palatina

de Merelyn Cerqueira 0

Riley Johnson, de apenas sete meses de Baltimore, Maryland, nos EUA, nasceu com uma fissura palatina que lhe causava problemas para se alimentar, se expressar e excesso de baba.

No entanto, segundo informações do Daily Mail, no mês passado, ela realizou uma cirurgia que mudou sua vida, sendo capaz de sorrir normalmente pela primeira vez.

O procedimento, basicamente, uniu a pele de seus lábios e nariz para corrigir o problema da abertura. Riley, enquanto ainda estava no útero, não conseguiu formar completamente suas características faciais, o que resultou na abertura parcial de seu rosto. Então, quando completou o tempo necessário de vida, conseguiu realizar a cirurgia de correção. “Quando ela saiu da cirurgia, eu chorei”, disse a mãe, Angela. “Ela estava tão bonita e eu me sentia extremamente feliz”. 

bebe-fenda-palatina_4

“Riley nasceu com a porção média de sua gengiva empurrada sob a parte da frente de sua boca. Ela não tinha céu da boca, mas sim lacunas significativas em seus lábios e gengivas”, continuou. “Antes, sua boca estava completamente aberta e ela não tinha narinas”. 

De acordo com ela, duas semanas após seu nascimento, Riley precisou usar dispositivo de extensão para ajudar a esticar a pele ao redor do nariz, palato e lhe dar uma “aparência mais natural”.

bebe-fenda-palatina_3

“Havia uma série de razões médicas para operar. Ela não podia produzir certos sons, como o ‘m’, e sofria para comer corretamente”, disse.

“Ainda, e como qualquer outra criança com uma diferença craniofacial, qualquer um que olhasse diferente poderia lhe intimidar, e essa era a última coisa que eu queria”.

bebe-fenda-palatina_2

A condição de fenda palatina foi descoberta em Riley na 20ª semana de gravidez. Sua mãe temia que o problema distorcesse o rosto da criança e lhe causasse problemas sociais no futuro. 

“Eu me preocupava com as implicações sociais, como minha filha iria lidar com outras crianças, e, uma vez que ficasse mais velha, com meninos”, disse. “Mas, depois que ela nasceu todas as minhas ansiedades foram deixadas de lado. Eu a amava de qualquer jeito”.

bebe-fenda-palatina_1

Após a cirurgia, a menina agora aprendeu a pronunciar o som do “m”, a brincar com o lábio superior e também a sorrir. A família está angariando fundos para ajudar a cobrir as despesas médicas do tratamento.

bebe-fenda-palatina

O que causa uma fissura (fenda) palatina?

Ela ocorre quando as estruturas que formam o lábio superior, ou palato, não conseguem se juntar durante o desenvolvimento fetal. As razões exatas disso ainda não estão claras. Acredita-se que seja resultado de algo que os pais fizeram ou deixaram de fazer durante a gravidez.

Em alguns casos, ela pode estar associada à genética, tabagismo, obesidade e consumo de álcool durante a gestação, bem como falta de ácido fólico e consumo de alguns medicamentos.

Ainda, a fissura labiopalatina pode ocorrer como parte de uma condição subjacente, que provocou outra série de defeitos congênitos, como uma Síndrome Velocardiofacial e Sequência de Pierre Robin.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência