Vídeo mostra em passo a passo como uma mulher do século 18 se vestia. É impressionante!

de Merelyn Cerqueira 0

O século XVIII foi marcado pelo Iluminismo na Europa, período no qual os pensadores e artistas se apartaram da visão da igreja e deixaram de ver a vida como uma explicação essencialmente divina.

Assim, com o surgimento de novos ideais de sociedade, que já não era mais completamente teocrática, as artes também experimentaram mudanças. As cores das roupas, por exemplo, passaram a ser mais claras e alegres, enquanto que a natureza se tornou fonte de inspiração.

Com isso também surgiu o estilo artístico Rococó, que nada mais era do que um Barroco ainda mais exagerado, requintado e aristocrático.

Apesar desse período de Regência (1715 – 1730) ser considerado o “exagero do exagero”, as roupas neste momento estavam mais “fáceis” de serem usadas. Para os homens a renda das mangas permaneceu em vigor e os coletes se tornaram ainda mais ornamentados.

O volume das perucas diminuiu, substituídas pelo hábito de encher o cabelo de pó branco. Já as mulheres evidenciaram o uso dos paniers (armação lateral usada por baixo de saias), especialmente nos vestidos de festa, enquanto que os corpetes estavam cada vez mais profundos.

Agora, você já parou para pensar no tempo que essas mulheres, que tinham como inspiração nomes como Maria Antonieta e Luís XV, levavam para se arrumar todos os dias?

A Crows Eye Productions, por meio de um vídeo, ofereceu uma visão fascinante do passado com uma demonstração de todas as etapas envolvidas para a produção de uma mulher camponesa do século 18. Basicamente, o vídeo mostra o que elas faziam para se vestir todas as manhãs.

Já no vídeo abaixo, publicado pelo canal histofashion, é possível ter uma visão mais clara de como eram os vestidos de festas da nobreza do século XVIII:

Fonte: Oddee Foto: Reprodução / Oddee

Jornal Ciência