Krampus: o “anti-Papai Noel” que sequestra crianças malvadas

de Gustavo Teixera 0

No Natal, estamos acostumados e ver a figura do Papai Noel, e contamos para as crianças que, para ganharem presentes de Natal, elas têm que ser boazinhas durante o ano todo.

Mas, uma criatura bizarra assusta crianças que não foram tão boazinhas assim. Trata-se do Krampus uma figura muito comum em países europeus como Áustria, Hungria, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Croácia. O Krampus é uma criatura com aspecto maligno. Semelhante a Baphomet, tem dois chifres grandes, unhas grandes, pelo sobre todo o corpo e uma cara bem feia e assustadora.

krampus-papai-noel-as-avessas_02

A figura do Krampus surgiu muito tempo antes do cristianismo e está relacionada ao folclore germânico. Ele era associado a festas com sacrifícios oferecidos a divindades e deuses antigos para que a colheita fosse farta nos próximos anos.

A lenda diz que no dia 5 de dezembro, Krampus sai do Inferno e anda pelas ruas atrás de crianças que não se comportaram. Até hoje, em alguns países, nesse dia é realizada a “A Noite Krampus”, ou “Krampusnacht”: um desfile de pessoas vestidas dessa criatura demoníaca assustando crianças. Algumas dessas fantasias são extremamente elaboradas, podendo custar até 600 euros – quase 2 mil reais – ou seja, muito mais do que uma fantasia simples de Papai Noel.

krampus-papai-noel-as-avessas_03

Se você acha que essa criatura medonha só existe na Europa, está enganado! Em algumas cidades com forte influência germânica de Santa Catarina, uma variação do Krampus aterroriza as ruas da cidade durante a mesma época. Ao invés de Krampus, nessas cidades de Santa Catarina ele é conhecido como Pensinique, e circula pelas ruas assustando crianças levadas.

Você já conhecia essa criatura bizarra? Sem dúvidas é uma das criaturas mais horrorosas e assustadoras, ao contrário do tranquilo e bom velhinho

[ Atlas Obscura ] [ Foto: Reprodução / Flickr / Domínio Público ] 

Jornal Ciência