Vegetais podem ser cultivados em solo marciano

de Julia Moretto 0

Colonizar Marte é o desejo de todos os cientistas. Porém agora, eles querem cultivar alimentos no solo do planeta vermelho. De acordo com um novo estudo, os pesquisadores mostraram que não só é possível cultivar vegetais no solo, mas também, comê-los com segurança.

Cientistas da Universidade de Wageningen, na Holanda, foram capazes de realizar colheitas de diferentes alimentos como rabanete, ervilha, tomate, agrião, rúcula e centeio. Segundo os pesquisadores, os testes mostram que as plantas não apresentam perigo para a saúde e estão livres de metais pesados. Eles usaram componentes da Terra para criar uma mistura próxima à superfície de Marte. Segundo Wieger Wamelink, ecologista da Universidade de Wageningen, esse resultado é muito promissor. “Nós podemos realmente comer os rabanete, ervilha, centeio e tomate, e estou muito curioso para provar”.

plantacao-em-marte_03

A NASA e outras agências espaciais internacionais pretendem enviar humanos para Marte em 2030. Projetos semelhantes para estabelecer colônias no planeta vermelho estão sendo feitos pelo bilionário Elon Musk e a empresa holandesa Mars OneCom o alto custo para enviar água, alimentos e outros itens essenciais para garantir a vida no espaço, é importante que os colonos se tornem autossuficientes em Marte. O cultivo das plantas em solo marciano é visto como um passo importante.

Para produzir os vegetais, os cientistas usaram a semente com bactérias do solo de Marte. Alguns cientistas pesquisadores que, ter pequenas amostras de solo da Terra, facilitou esse processo. No entanto, o solo de Marte é conhecido por conter metais ​​tóxicos como chumbo, arsênico e mercúrio.

 plantacao-em-marte_02

No início deste ano Dr. Wamelink e seus colegas anunciaram que era possível cultivar 10 diferentes culturas hortícolas e cereais. Usando solos parecidos com o de Marte, eles adicionaram grama fresca cortada e estrume.

As plantas foram cultivadas em uma casa de vidro sob condições de temperatura, umidade e luz constante e sob atmosfera terrestre. “Isso é porque nós esperamos que o crescimento da colheita em Marte e na Lua tenha lugar em salas subterrâneas para proteger as plantas do ambiente hostil, incluindo radiação cósmica”, comentou o Dr. Wamelink. Enquanto os pesquisadores tentavam o cultivo na Lua, as culturas no solo que simulava Marte floresceram como na Terra.

Além disso, houve dúvida se as plantas iriam absorver altos níveis de metais pesados. O espinafre, por exemplo, teve dificuldade de crescer. Segundo os testes, os alimentos não apresentaram toxinas em seus cultivos.

Dr. Wamelink disse que sua equipe está estudando a possibilidade de cultivar batatas e feijão. “É importante testar o maior número de culturas possível, para se certificar de que os colonos de Marte terão acesso a diferentes fontes de alimento”, comentou. Ele acrescentou que o grupo pretende ter uma “refeição de Marte” nos próximos meses, utilizando os alimentos cultivados.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Wikimedia ]

Jornal Ciência