TOP 8 frases que pessoas que sofrem de depressão estão cansadas de escutar

de Julia Moretto 0

A depressão é uma doença que ataca milhares de pessoas em todo mundo sem distinguir sexo, idade ou raça. Quando uma pessoa se encontra com essa condição, algumas frases devem ser evitadas, para que o quadro não apresente pioras. Pensando nisso, separamos 8 frases que pessoas com depressão não aguentam mais ouvir. Confira!

1 – “Há pessoas em situações piores que a sua

Ao dizer essa frase você faz com que a pessoa se sinta culpada pela doença, já que há pessoas em uma situação mais complexa que não sofrem de depressão.

oito-coisas-que-vc-nunca-deve-dizer-alguem-com-depressao_02

2 – “Você está querendo chamar a atenção

Quem sofre de depressão possui o desejo de isolamento, não de ser o centro das atenções.

oito-coisas-que-vc-nunca-deve-dizer-alguem-com-depressao_03

3 – “Você parece estar tão feliz

As aparências enganam! As pessoas com depressão não querem expor seus problemas. Além disso, quantas vezes você estava triste e fingiu estar feliz para seus amigos e família?

oito-coisas-que-vc-nunca-deve-dizer-alguem-com-depressao_04

4 – “Você está inventando essas coisas”

Segundo estudos, o desconforto que uma pessoa com depressão enfrenta pode ser pior do que sofrer de dores físicas. Uma frase como essa pode fazer com que o depressivo sinta que seus sentimentos são menosprezados. Lembre-se: depressão não é tão simples quanto parece.

oito-coisas-que-vc-nunca-deve-dizer-alguem-com-depressao_05

5 – “Eu sei bem como é isso, às vezes me sinto assim

Caso você não tenha enfrentado um quadro de depressão, esse tipo de colocação não vai ajudar. Não procure associar sentimentos com um quadro clínico de depressão de outra pessoa.

oito-coisas-que-vc-nunca-deve-dizer-alguem-com-depressao_06

6 – “É só uma fase

Se fosse só isso, não seria necessário o uso de remédios e de tratamento. A depressão é uma alteração do humor, que proporciona variados sintomas como tristeza, perda de apetite, alterações do sono, fadiga e perda de energia.

oito-coisas-que-vc-nunca-deve-dizer-alguem-com-depressao_07

7 – “Você está precisando se distrair

Infelizmente, a depressão não se cura com trabalho ou lazer. A depressão mistura sentimentos negativos e sintomas físicos. A perda de um emprego, por exemplo, pode leva uma pessoa a esse quadro. Porém, arrumar um novo trabalho não é sinônimo de cura para quem sofre com a doença.oito-coisas-que-vc-nunca-deve-dizer-alguem-com-depressao_08

8 – “Você só precisa procurar um psicológico”

De acordo com Dr. Drauzio Varella, a depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente. Ela proporciona alteração do humor, além de uma tristeza profunda, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa.

oito-coisas-que-vc-nunca-deve-dizer-alguem-com-depressao_09

[ Fonte: Drauzio Varella ]

[ Fotos: Pixabay / Centro de medicina / Escola Psicologia / Leandro Teles / Treino Mestre

Jornal Ciência