TOP 6 super dicas para perder peso sem realizar dietas “da moda”!

de Bruno Rizzato 0

Muitas pessoas tentam seguir uma dieta mas não aguentam continuar com ela pelo tempo necessário. Segundo Claire Collins, professor de Nutrição e Dietética da Universidade de Newcastle, nos EUA, se o mesmo já aconteceu com você, provavelmente é hora de desistir de dietas malucas e realizar algumas mudanças mais significativas nos modos de comer, beber e pensar em comida.

Conheça agora 6 dicas para ajudar você a começar, segundo o portal The Conversation:

1 – Melhore seus índices de qualidade de dieta

Ao tentar perder peso, muitas pessoas deixam os carboidratos, leite ou outro grupo de alimentos do tipo. Porém, para se manter saudável, você precisa se atentar a manter a ingestão de nutrientes importantes, como ferro, zinco, cálcio, vitaminas B e C, fósforo e fibras. Estes nutrientes são essenciais para o metabolismo, crescimento e combate às doenças.

A revisão dos índices de qualidade de dieta – utilizados para avaliar a salubridade dos hábitos alimentares – descobriu que comer alimentos nutritivos foi associado a um menor ganho de peso ao longo do tempo. Melhorar a qualidade da dieta significa comer mais frutas, legumes, carnes magras, ovos, tofu, frutas secas, sementes, legumes, feijões secos, grãos integrais e laticínios (com gordura reduzida).

2 – Coma vegetais

Frutas, vegetais e legumes são ricos em fibras, vitaminas, fitonutrientes e ainda por cima possuem baixos níveis de quilocalorias totais. Portanto, comer mais vegetais pode ajudá-lo a manter seu peso. Um estudo feito ao longo de quatro anos, com mais de 130 mil adultos descobriu que aqueles que aumentaram a ingestão de frutas e vegetais perderam peso. Para cada quantia diária consumida de legumes, houve uma perda de 110 gramas ao longo dos quatro anos.

Ao longo dos quatro anos, foi constatado que aumentar a ingestão de couve-flor foi associado a uma redução de peso de cerca de 620 gramas. Houve reduções menores para vegetais de folhas verdes (230g) e cenouras (180g). A redução foi de 620g para mirtilos e 500g para maçã ou pera. O milho, porém, foi associado a um ganho de peso de 920g, ervilhas levaram a um aumento de 510g e batatas cozidas ou assadas, 330g.

3 – Limite o tamanho de sua porção

Consumir porções maiores de alimentos e bebidas significa ingerir mais quilocalorias. Uma pesquisa mostra que porções maiores fazem com que adultos e crianças consumam um extra de 150 a 230 calorias. Isso é o suficiente para causar um aumento de peso de mais de sete quilos por ano, caso exercícios ou menores ingestões posteriores não ocorrerem.

4 – Observe o que você bebe

Uma lata de refrigerante possui cerca de 150 calorias, para perder esta quantidade seria preciso caminhar de 30 a 45 minutos, dependendo do seu tamanho e velocidade. Crianças e adolescentes que costumam beber muitas bebidas açucaradas são 55% mais propensos a ter excesso de peso.

Mudar os hábitos de consumo para versões com menos açúcar, água ou bebidas dietéticas pode ser uma boa solução. Uma meta-análise de estudos de intervenção (que variam de dez semanas a oito meses) descobriu que adultos que mudaram os hábitos tiveram uma redução de peso de cerca de 800 gramas.

5 – Evite “besteiras”

Nosso mundo constantemente nos influencia a comer e beber. Pense nos anúncios de alimentos, as máquinas de salgadinhos e barras de chocolate, tudo isso presente em postos de gasolina e outros locais habituais. Esta “forçada de barra” pode fazer alguém “sentir fome”, mesmo sem realmente sentir.

Tente minimizar o tempo gasto em ambientes que possuam alimentos altamente industrializados. Evite praças de alimentação, faça uma lista específica quando for ao supermercado e leve os seus próprios lanches para lugares que vendam “besteiras”. Isto irá reduzir a vontade induzida de consumir algo.

6 – Resistir à tentação

Um tratamento para reagir à sugestão de alimentos é a chamada terapia de exposição. Com a ajuda de um psicólogo ou profissional de saúde, você se expõe à visão e ao cheiro de seus alimentos favoritos em locais que normalmente provocam excessos, como uma oferta de chocolates ao assistir TV. Mas, em vez de comer o chocolate, você terá que “sentir seu sabor” sem comê-lo.

Ao longo do tempo, e com persistência, a vontade de comer o chocolate irá reduzir, mesmo quando as influências estiverem presentes em anúncios de TV ou com pessoas comendo chocolate na sua frente. Você também pode tentar desenvolver tal resistência treinando seu cérebro para resistir à tentação, mas é preciso uma prática consciente.

Fonte: IFL Science Foto: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência