“Efeito sanfona” é mais saudável do que permanecer acima do peso, segundo especialista

de Merelyn Cerqueira 0

Apenas 10% das pessoas que fazem dieta conseguem perder uma quantidade significativa de peso e manter o progresso, de acordo com o especialista em obesidade, Dr. David Allison, da Universidade de Alabama, em Birmingham.

 

Logo, os que sofrem com o chamado “efeito sanfona” (oscilação de peso), ainda são mais saudáveis do que os que não fazem qualquer dieta. Se você sente que está sempre fazendo dieta, mas nunca consegue perder peso, saiba que não está sozinho. Apenas uma em cada dez pessoas tem sucesso. No entanto, o especialista recomenda que as pessoas não desistam, uma vez que as oscilações de peso são mais saudáveis do que se manter em um peso estável e alto.

 

Em uma reunião da Associação Americana para o Avanço da Ciência, realizada recentemente em Boston, Dr. Allison afirmou que as dietas podem ser comparadas a visitas regulares ao dentista. Os dentistas acham uma placa nos dentes e raspam, então, mandam você para casa para fazer a manutenção”, explicou. “E seis meses depois, adivinhem, a placa está de volta. E é assim que funciona a perda de peso”.

 

Ele afirma que há uma preocupação entre as pessoas de que ganhar peso logo após ter perdido é ruim para a saúde. Mas, em um estudo realizado com ratos, sua equipe descobriu que, quando os roedores obesos repetidamente perdiam e recuperavam peso, viviam mais tempo do que os ratos que simplesmente permaneciam obesos. Não é uma má ideia perder peso, mesmo se você o recuperar tempos mais tarde”, disse.

 

Outros especialistas alertaram que a obesidade pode ser “socialmente contagiosa”, uma vez que dedicar tempo àqueles que estão ganhando peso pode colocar uma pessoa em maior risco de adquiri-lo também. Logo, Dr. Allison sugere que “programas entre amigos” poderiam ajudar a perder peso, uma vez que o farão na companhia de um conhecido e não sozinhas. 

 

Já a professa de Dieta e Saúde Pública, Dr.ª Susan Jebb, da Universidade de Oxford, Reino Unido, disse concordar com a noção de que perder peso vale a pena mesmo se a pessoa voltar a ganhá-lo. Temos boas evidências de estudos de longo prazo realizados em seres humanos de que há benefícios”, acrescentou.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência