TOP 13 mitos alimentares que mais prejudicam do que ajudam

de Gustavo Teixera 0

Ter uma dieta saudável é um trabalho árduo, por isso não é surpresa que muitos tentem pegar um atalho em algum momento, esperando resultados rápidos.

Mas algumas dessas alegadas soluções nutricionais não são tão úteis, e um punhado delas pode até ser perigoso. Confira 13 mitos da dieta que mais prejudicam do que ajudam:

comida-fome_01

1 – Mito: você nunca deve “trapacear”na dieta.

Verdade: é perfeitamente normal sair de seu plano de alimentação saudável de vez em quando, segundo Nichola Whitehead,nutricionista registrada do Reino Unido. “É bom comer mais de vez em quando”, disse Whitehead. 

Se você conseguiu mudar de uma dieta pesada em carne vermelha e carboidratos processados ​​para comer principalmente vegetais, grãos integrais e proteínas magras, você já fez a maior parte do trabalho, diz Whitehead.

2 – Mito: contar calorias é a melhor maneira de perder peso.

Verdade: apesar de contar calorias ser uma ferramenta útil em um conjunto de ferramentas maior para perder peso, não é uma solução perfeita para uma alimentação saudável. 

Restringir as calorias não leva em conta todos os aspectos de um alimento que, de fato, entram em seu corpo, desde proteínas e carboidratos até vitaminas e minerais.

3 – Mito: comer alimentos com baixo teor de gordura irá fazer você perder peso.

Verdade: uma dieta com baixo teor de gordura não se traduz necessariamente em perda de peso. Em uma pesquisa de oito anos envolvendo quase 50.000 mulheres, cerca de metade delas teve uma dieta com baixo teor de gordura, enquanto as outras não. 

Os pesquisadores descobriram que as mulheres no plano de baixo teor de gordura não reduziram o risco de câncer de mama, câncer colorretal ou doença cardíaca. Além disso, elas não perderam muito peso.

4 – Mito: desintoxicações são uma boa maneira de começar a dieta.

Verdade: ninguém precisa se desintoxicar. A menos que você tenha sido envenenado, você possui um sistema integrado super eficiente para filtrar a maioria das substâncias nocivas que você come. 

Os rins filtram nosso sangue e removem qualquer desperdício da dieta, e o fígado processa medicamentos e desintoxica qualquer produto químico que ingerimos. Suco detox? Não, obrigado.

5 – Mito: adicionar suplementação ao seu plano dieta é uma boa ideia.

Verdade: décadas de pesquisa não conseguiram encontrar provas substanciais de que os suplementos façam qualquer bem significativo. Pelo contrário, alguns deles podem causar danos significativos. 

Os tipos de suplementos mais perigosos são relacionados à perda de peso, construção muscular e desempenho sexual, de acordo com o professor da Universidade de Harvard, S. Bryn Austin.

6 – Mito: uma dieta que funciona para determinada pessoa deve funcionar bem para outras.

alimentos_01

Verdade: não há dois corpos iguais, então não há uma dieta melhor. Tudo, desde a genética até suas preferências de gosto, podem influenciar no tipo de plano de alimentação saudável que funcionará.

7 – Mito: as claras de ovos são mais saudáveis ​​do que os ovos inteiros.

Verdade: as pessoas tendem a evitar ovos inteiros por causa do alto teor de colesterol, mas pesquisas recentes sugerem que o colesterol de nossas dietas não tem muito efeito sobre o nível de colesterol em nosso sangue. 

A maioria das primeiras pesquisas sugere que o consumo de colesterol era insalubre foi feito em coelhos, que não comem nenhum produto animal.

8 – Mito: evitar o glúten é uma boa maneira de manter seu sistema digestivo saudável.

Verdade: a menos que você esteja as pessoas que sofrem de doença celíaca, o glúten provavelmente não terá um efeito negativo em seu corpo.

9 – Mito: leite de amêndoa é mais saudável do que leite normal.

Verdade: as alternativas para produtos lácteos nem sempre são nutricionalmente superiores. Em comparação com um copo de leite com baixo teor de gordura, que tem cerca de 8 gramas de proteína, o leite com amêndoa não possui nenhum.

10 – Mito: sucos são bons substitutos para refeições.

Verdade: enquanto o suco tem algumas vitaminas e, em alguns casos, até mesmo uma pequena quantidade de proteína, pesquisas mostram que a melhor maneira de obter esses nutrientes é comer uma dieta equilibrada cheia de vegetais, frutas e grãos integrais. 

Esta é uma das razões pelas quais as calorias das bebidas adoçadas são muitas vezes consideradas“calorias vazias”.

11 – Mito: você deve se afastar do glutamato monossódico

alimentos-processados

Verdade: o glutamato monossódico é um ingrediente adicionado a muitos alimentos para melhorar seu sabor, e é completamente seguro ingerir. O glutamato monossódico é frequentemente associado a uma série de sintomas e a uma sensação geral de fadiga comumente chamada“síndrome do restaurante chinês”.

12 – Mito: esquentar comida no micro-ondas destrói os nutrientes.

Verdade: não o “rouba” os nutrientes. Os fornos de micro-ondas cozinham alimentos usando ondas de energia que fazem com que as moléculas de água dos alimentos vibrem rapidamente, acumulando energia como calor.

Alguns nutrientes começam a desintegrar-se quando aquecidos, seja por um micro-ondas, um fogão ou um forno.

13 – Mito: sementes de Chia, vinagre de maçã e cogumelos são superalimentos.

Verdade: embora certos alimentos tenham mais benefícios para a saúde do que outros, não existe uma definição legal ou médica do que seja“superalimento”.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência