Dietas sem glúten podem conter até o dobro de mercúrio e arsênico, segundo estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Ao longo dos últimos anos, as dietas sem glúten ganharam cada vez mais popularidade. No entanto, embora prometam ser saudáveis, um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago, descobriu que elas podem possuir até o dobro de arsênio e mercúrio que outros alimentos, segundo informações do jornal Daily Mail.

 

Os pesquisadores alertaram no estudo, publicado na revista Epidemiology, que não há necessidade de escolher esses produtos, a não ser que a pessoa esteja sofrendo de doença celíaca. Isso porque, os que restringem esse tipo de proteína, podem, por vezes, correr riscos desnecessários de saúde.

 

Apenas no Reino Unido, cerca de 13% da população hoje tem esse tipo de dieta “gluten free”. O número é ainda maior nos EUA, com um quarto da população afirmando consumir tais alimentos, segundo dados de 2015. Em cerca de dois anos, foi registrado um amento de 67% de consumidores.

 

Em pães, macarrão e cereais livres de glúten, geralmente a farinha de arroz é usada como substituta para o trigo. No entanto, o arroz é conhecido por conter até 10 vezes mais arsênio do que qualquer outro alimento, devido à forma como é cultivado. E o arroz integral é que possuí níveis ainda mais altos do metal tóxico, uma vez que ele é encontrado no revestimento externo, ou farelo, que é removido no processo de moagem utilizado no arroz branco.

 

Pesticidas e outros contaminantes industriais usados para cultivar o grão pode permanecer na terra por décadas, e é por isso que o arroz encontrado em prateleiras de supermercado, muitas das vezes, contém níveis ainda mais elevados. Os pesquisadores de Chicago avaliaram a urina de 73 participantes, entre 6 e 80 anos de idade, de uma pesquisa anterior sobre nutrição. Todos tinham relatado comer alimentos sem glúten durante um período médio de cinco anos. Foram encontradas concentrações elevadas de arsênio em suas urinas.

 

Os níveis de metais tóxicos foram definidos como quase o dobro nos que praticavam a dieta. Ainda, 70% deles também apresentaram vestígios de mercúrio na urina. Estes resultados indicam que poderia haver consequências não intencionais em comer uma dieta sem glúten”, disse Dr.ª Maria Argos, autora do estudo. Contudo, ela acrescentou que ainda mais pesquisas precisam ser feitas para determinar os efeitos para a saúde.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Pixabay

Jornal Ciência