Não usar água suficiente no preparo do arroz pode ser altamente prejudicial à saúde

de Otto Valverde 0

Você pode pensar que não há nada errado com o modo que prepara o arroz, porém, não é bem assim.

 

Segundo os cientistas, caso não esteja usando água suficiente durante a preparação, você pode estar colocando sua saúde em risco, ficando mais suscetível a doenças cardíacas e ao câncer. Cozinhar os grãos em excesso de água ajuda a eliminar o arsênico, evitando qualquer possível intoxicação química.

 

A imersão de arroz durante a noite reduz os níveis da toxina industrial em cerca de 80%, afirma um especialista em contaminação. O arsênico entra no arroz como resultado de contaminantes industriais e pesticidas que foram usados no passado. Ele pode permanecer nos campos alagados onde o arroz é cultivado por décadas, sugeriu a pesquisa.

 

O professor e especialista em contaminação de arroz da Universidade de Queens Belfast, Andy Meharg, testou os níveis químicos após cozinhar arroz de três maneiras diferentes. Ele usou na primeira vez uma proporção de duas partes de água para uma parte de arroz. Nesse caso, a água foi absorvida ou evaporada durante o cozimento.

 

Aumentar a proporção para cinco partes de água reduziu pela metade os níveis de arsênico, enquanto deixar o grão de molho durante a noite cortou ainda mais os níveis da toxina. Este estudo veio à tona depois que a Food Standards Agency advertiu sobre a preparação de batatas e torradas devido ao aumento dos níveis químicos de acrilamida – substância cancerígena encontrada no tabaco.

 

As evidências sugerem que todas as faixas etárias, mas particularmente as crianças, estão consumindo mais acrilamida do que deveriam. Normalmente, o arroz tem dez vezes mais arsênico inorgânico do que outros alimentos. A Autoridade Europeia de Padrões Alimentares relatou que as pessoas que comem muito estão expostas a concentrações preocupantes.

 

Exposição crônica pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo problemas de desenvolvimento, doenças cardíacas, diabetes e danos ao sistema nervoso. No entanto, os mais preocupantes são os cânceres de pulmão e bexiga. Professor Meharg sugeriu previamente que cozinhar o arroz em uma cafeteira italiana retiraria todo o arsênico encontrado no arroz. Em experiências anteriores, houve uma redução de 57% no arsênio com uma proporção de 12 partes de água para um de arroz, e em alguns casos até de 85%.

[ Fonte: Daily Mail / BBC / The Independent / The Telegraph ]

[ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência