Arroz pode salvar seu smartphone?

de Gustavo Teixera 0

Smartphones fazem, cada vez, mais parte de nosso cotidiano, e muitos não conseguem viver sem eles. Mas, constantemente passamos por algumas situações em que o smartphone cai na água e simplesmente para de funcionar, causando um certo desespero no dono do aparelho.

Aqueles que possuem smartphone a prova d’água não sofrem com isso. Mas aqueles que não possuem um aparelho resistente, precisam de mais cuidados nesse sentido. Uma teoria diz que colocar o aparelho em uma tigela de arroz pode resolver o problema. Mas será que isso é verdade?

Apesar de parecer um pouco desconexo, essa teoria tem embasamento científico. Os grãos de arroz crus têm o poder de absorver a água e remover a umidade do aparelho. Outro componente que realiza a mesma função são os sacos de sílica, que podem ser encontrados com alguns aparelhos eletrônicos.

Apesar de ser utilizada para recuperar aparelhos tecnológicos, essa técnica já é antiga. Um artigo de fotografia publicado em junho de 1946 já apontava a sílica e outros elementos como areia, saquinhos de chá, e também o arroz ajudavam a secar e absorver a água quando equipamentos fotográficos ficavam molhados.

Mas, neste mesmo artigo, o autor já relatava a ineficiência de usar arroz para secar algum aparelho: “A capacidade do arroz de reter a umidade é tão baixa que seria necessária uma grande quantidade de grãos para produzir o mesmo efeito substancial que a sílica”, apontou o autor do artigo. Voltando para os dias atuais, muitos vídeos são publicados mostrando que a técnica de usar o arroz para concertar o smartphone funciona. Mas ao mesmo tempo, muitas pessoas relatem que fizeram essa técnica, mas não ajudou em nada.

Ou seja, a técnica até funciona, mas sua eficácia não é garantida. O funcionamento dessa técnica depende de vários fatores, como por exemplo quanto tempo o smartphone ficou em contato com a água ou a quantidade de água, sendo que alguns modelos voltam a funcionar normalmente se o contato com a água for breve. Funcionando ou não, é sempre bom tentar. Vale tudo para salvar o smartphone. Por isso, confira aqui o passo a passo de como fazer essa técnica que pode fazer seu celular voltar a funcionar normalmente.

1 – Quando o smartphone cair na água, tire ele de lá o mais rápido possível.

2 – Não tente ligar o aparelho se ele estiver desligado. Mas se ele estiver ligado, desligue-o.

3 – Remova a bateria e cartão de memória.

4 – Retire o excesso de água, se houver.

5 – Coloque o aparelho em uma tigela de arroz cru.

6 – Coloque a tigela de arroz com o smartphone sob o sol.

7 – Deixe o aparelho por 24 horas na tigela e tente a sorte.

Apesar de muitos casos terem dado certo, não há nenhuma garantia de que vá realmente funcionar. Mas qualquer tentativa de salvar o smartphone é sempre bem-vinda.

[ The Verge ] [ Fotos: Reprodução / The Verge ]

Jornal Ciência