As pessoas estão cozinhando arroz da forma errada e isso pode ser prejudicial à saúde!

de Merelyn Cerqueira 0

Você pode achar que ir para cozinha e preparar um arroz não tem absolutamente nada de extraordinário, porém podemos estar fazendo isso de maneira errada.

Recentemente, um estudo detectou altos níveis de arsênio no arroz. Este componente pode ajudar no desenvolvimento de doenças crônicas, como cânceres e males cardíacos. Além disso, pode prejudicar o desenvolvimento de crianças, caso ingerido de maneira errada.

Os cientistas estão realmente preocupados, pois o arroz é um alimento básico, e o arsênio é dos elementos mais tóxicos.

as-pessoas-estão-cozinhando-arroz-errado-por-toda-a-vida_1

Com o passar do tempo, o arsênio foi se misturando à cadeia alimentar e hoje está inserido em alguns de nossos alimentos.

De acordo com o pesquisador Julian Tyson, em um artigo publicado pelo The Conversation, da mesma maneira que ocorre nos EUA, o controle do arsênio nos alimentos e em bebidas – exceto a água – não possui rigor.

Isso ocorro pois grande parte dos derivados do arsênio em nossos alimentos são inofensivos para a nossa saúde.

A grande questão é que de acordo com as pesquisas, 95% do arsênio liberado na preparação do arroz é proveniente de compostos inorgânicos e metilados, altamente carcinogênicos para os humanos. 

O mais surpreendente é que o arroz integral possui uma quantidade ainda mais elevada. Porém, há maneiras de evitar a contaminação, como por exemplo, adicionar água na panela ou deixar o grão de molho.

Em entrevista à BBC, Andy Meharg, professor de Ciências Biológicas da Universidade de Belfast, na Irlanda do Norte, e investigador do Instituto para a Segurança Alimentar Mundial, disse que após algumas experiências, sua equipe concluiu que a melhor maneira de se prevenir é deixando o arroz na água durante a noite e, na hora do preparo, utilizar cinco xícaras de água para uma xícara de arroz. Essa nova medida ajuda a reduzir o arsênio em até 80%.

Fonte: Diário de Biologia / Dr. Juliano Pimentel / The Conversation Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência