No Japão, celulares são impermeáveis porque as pessoas costumam usá-los até durante o banho

de Merelyn Cerqueira 0

Smartphones à prova d’água estão se tornando cada vez mais comuns nos mercados ocidentais.

No entanto, há quase uma década, o recurso é praticamente uma norma no Japão. Estima-se que 90% a 95% dos celulares no país sejam a prova de água, isso porque as pessoas necessitam que eles funcionem enquanto estão no banho, de acordo com informações da Oddity Central.

celulares-a-prova-dagua-japao_01

Ao que tudo indica, os japoneses estão ligados aos seus celulares 24 horas por dia. Cientes desse hábito, os fabricantes decidiram fazer o possível para que os aparelhos se adaptassem a isso. O primeiro aparelho à prova d’água do mundo foi o modelo Casio Canu 502S, lançado em 2005, que logo foi substituído por versões impermeáveis da Fujitsu. Pouco tempo depois, todas as empresas que desejavam entrar no mercado japonês tiveram de fazer o mesmo com seus dispositivos – incluindo LG e Samsung, que geralmente não fazem modelos impermeáveis.

No Japão, ser impermeável é muito mais importante do que ter bateria removível”, disse Ken Hong, diretor de comunicações globais da LG. “Então, precisávamos ser capazes de criar modelos mais atraentes o possível para os consumidores japoneses”. E essa, de fato é a razão pela qual a LG sequer se preocupou em lançar seu mais recente modelo, o modular G5, no país.

Para Taro Itakura, um executivo da Panasonic, “no Japão, você não pode vender um celular se não for impermeável. Cerca de 90 a 95% dos celulares vendidos são à prova d´água. Os japoneses gostam de usar seus telefones mesmo quando estão no banho, tornando-os produtos essenciais”.

Segundo Nobuo Ohtani, vice-presidente corporativo da Fujitsu, em entrevista à AFP, “os telefones celulares estão conosco 24 horas por dia. Acompanhando-nos no banheiro, chuveiro ou até mesmo sob a chuva. Portanto, é necessário que eles sejam mais robustos”.

[ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução/ Oddity Central ]

Jornal Ciência