TOP 9 curiosidades que você jamais imaginou sobre o glúten

de Julia Moretto 0

Sensibilidade e intolerância ao glúten estão em ascensão, sendo temas muito populares. Por mais que as mídias tenham o transformado em um grande vilão, antes de você cortá-lo de sua dieta, deve conhecer algumas de suas características surpreendentes.

1 – O que é o glúten?

O glúten nada mais é do que um compósito de proteínas de ocorrência natural encontrado principalmente no trigo, cevada e centeio, bem como alguns tipos de aveia. O glúten consiste em gliadina e glutenina. A gliadina é uma das proteínas que forma o glúten. Em caso de suspeita de doenças como celíaca ou hipersensibilidade ao glúten, os médicos analisam os anticorpos para a gliadina. Em pacientes com doença celíaca, a gliadina desencadeia a resposta imune. Glutenina é a outra proteína do glúten. Do ponto de vista alimentar, o glúten entrou recentemente na dieta humana. 

2 – Nem todos os grãos contêm glúten

Milho, arroz e certos tipos de aveia não contêm glúten. Esses grãos não costumam provocar uma resposta em indivíduos com doença celíaca ou com sensibilidade ao glúten.

3 – É possível digerir glúten

Os investigadores determinaram que, em muitos casos, a boca humana contém colônias de bactérias simbióticas que ajudam a quebrar o glúten. Essas bactérias se desenvolveram na boca, pois o glúten tornou-se parte da nossa dieta recentemente.

4 – Doença celíaca x Sensibilidade ao glúten

Aqueles com uma alergia ao glúten – doença celíaca – e aqueles com sensibilidade ao glúten sofrem sintomas semelhantes, como inchaço, flatulência, síndrome do intestino irritável e dor abdominal. No entanto, indivíduos com doença celíaca sofrem mais complicações decorrentes do consumo de glúten. Pessoas com sensibilidade ao glúten pode evitar complicações seguindo uma dieta sem glúten.

5 – A doença celíaca é uma alergia

A doença celíaca é uma alergia ao glúten. Os indivíduos que sofrem de doença celíaca produzem uma resposta imune intestinal quando há o consumo de glúten. Essa resposta inclui vermelhidão intestinal. A incapacidade de absorver os nutrientes pode ocorrer, além do enfraquecimento da parede intestinal.

6 – O glúten agrava a doença celíaca

Para aqueles que sofrem com a doença celíaca, o glúten resulta em muito mais do que inchaço, diarreia e outros sintomas intestinais desagradáveis. O glúten pode inibir a absorção de nutrientes. Ele também pode entrar na corrente sanguínea e causar problemas mais graves, como perda óssea ou problemas com a densidade mineral óssea, deficiência auditiva, dermatite herpetiforme – uma erupção cutânea grave – e efeitos prejudiciais ao cérebro.

7 – Sensibilidade ao glúten pode afetar as crianças

As crianças podem experimentar uma série de problemas relacionados com o consumo de glúten. Aqueles que nasceram com uma alergia ao glúten – doença celíaca – possuem complicações óbvias. No entanto, os médicos estão encontrando mais e mais crianças que expressam sintomas da sensibilidade ao glúten e outras doenças gastrointestinais. Isso sugere que a sensibilidade ao glúten pode se desenvolver rapidamente.

8 – O glúten é um problema em todo o mundo

Enquanto a sensibilidade ao glúten parece refletir problemas alimentares modernos ocidentais, a sensibilidade ao glúten afeta as pessoas em todo o mundo. Em todos os países, a indústria de produtos sem glúten cresceu rapidamente para atender as necessidades dos indivíduos sensíveis.

9 – Você pode eliminar o glúten de sua dieta

Para quem quer evitar ou eliminar o glúten da dieta, a chave é saber o que comer. Parte desse desafio é conhecer todos os produtos que contêm glúten. Para eliminar essa substância, evite produtos com centeio, cevada, triticale e produtos de trigo, como triguilho, farinha de trigo, kamut, semolina e espelta.

Claro que isso vale para todos os alimentos que utilizam qualquer um desses produtos, como pães, bolos e massas. Também inclui muitos molhos, sopas e carnes processadas, pois o glúten é usado para adicionar sabor. Essa prática pode ser difícil no começo, mas quando você sabe o que procurar, é mais fácil. Para começar com alimentos sem glúten, opte por frutas e vegetais, ovos, carnes, frutos do mar e grãos como arroz, trigo mourisco e de linho.

[ Globlal Healing Center ] [ Foto: Youtube

Jornal Ciência