Massas sem glúten são realmente mais saudáveis?

de Julia Moretto 0

Se você está buscando melhorar a sua dieta, cortar carboidratos ricos em amido, como massas brancas, é um bom começo. Atualmente, há diversos rótulos que nos deixam na dúvida de qual produto melhor se encaixa com o resultado que queremos. Mas será que o macarrão sem glúten é realmente melhor do que o normal?Realizamos um teste de nutrição em alguns produtos com a ajuda da terapeuta nutricional Jackie Lynch. Confira o resultado:

 

Pennede quinoa

Por porção de 75g:

Calorias – 274
Carboidratos – 57g
Fibras – 2g
Proteínas – 5g

 

A quinoa é incrivelmente nutritiva, repleta de vitaminas e minerais e classificada como uma proteína completa, porque contém todos os aminoácidos essenciais. Este produto possui apenas 10%quinoa – o resto é arroz, milho e farinha de painço – tendo bastante amido. O nível de carboidratos é o dobro do que você encontraria no macarrão padrão, com menos fibra do que o macarrão integral e a mesma quantidade de proteína. 

 

Espaguete de edamame orgânico

Explore Asian Gluten Free & Organic Edamame Spaghetti 200g.jpg

Por porção de 75g:

Calorias – 273
Carboidratos – 14g
Fibras –15g
Proteínas –34g

 

Enquanto tem mais calorias do que o macarrão padrão, vale a pena um olhar mais atento por causa da proteína e do teor de fibra. Edamame é feijão de soja jovem cozido. Este produto contém mais proteínas do que um peito de frango, tornando-se uma ótima opção para vegetarianos.

 

A soja tem compostos antioxidantes, o que é um bônus, embora possam ser esgotados durante o processo de produção. A combinação de proteína e fibra irá mantê-lo satisfeito por mais tempo, melhorando o gerenciamento de peso e gerando bons níveis de energia. 

 

Pennede milho e arroz

Por porção de 75g:

Calorias – 260
Carboidratos – 57g
Fibras –2g
Proteínas –5g

Se você não pode comer glúten, saiba que este produto imita os ingredientes de uma massa padrão e tem sabor e textura semelhantes. Mas com mais do que o dobro de calorias e carboidratos. Vale a pena lembrar que um alimento sem glúten não necessariamente é melhor. Se o controle de peso é o seu objetivo, você precisa analisar as porções. 

 

Macarrão parafuso de grão-de-bico

Por porção de 75g:

Calorias – 270
Carboidratos – 38g
Fibras –11g
Proteínas –15g

 

O grão-de-bico, como outros legumes, é praticamente uma refeição, o que ajuda a justificar a alta contagem de calorias. Eles possuem fibra solúvel, o que ajuda a regular os níveis de colesterol, otimizar a função digestiva e a manter a satisfação por mais tempo. Eles também são uma excelente fonte de antioxidantes. Este produto é uma ótima opção para qualquer pessoa preocupada com níveis de açúcar no sangue. 

 

Macarrão de konjac

barenaked noodles 250g.jpg

Por porção de 75g:

Calorias – 6
Carboidratos – 0,1g
Fibras –2,5g
Proteínas –0,2g

 

Com praticamente zero calorias, este produto pode parecer um vencedor, mas também não oferece muita nutrição. Ele é feito de konjac, uma planta cultivada na Ásia e usada para fazer macarrão. Pode ser altamente nutritivo e uma excelente fonte de fibra. No entanto, este alimento é o mais processado dos apresentados e possui menos nutrientes.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência