Será que macarrão realmente te faz engordar ou tudo não passa de um mito?

de Bruno Rizzato 0

Se você está pensando naquela macarronada e cruzando os dedos para que tudo não passe de um mito, saiba que…

Na verdade, elas não te ajudam a engordar, necessariamente. O mito decorre da ideia de como a massa é processada pelo seu corpo. As preocupações relacionadas a esse processo contribuíram com a ideia comum de que os carboidratos refinados são perigosos e não devem ser tocados. Mas será essa que essa atitude é baseada em fato ou ficção?

O índice glicêmico (IG) explica como um alimento com carboidratos irá afetar os níveis de açúcar no sangue. IGs mais altos estão associados a determinados tipos de alimentos que geralmente estão associados à manutenção ou dificuldade de perder peso, a não ser que você consuma com moderação. Tradicionalmente, as massas têm sido usadas como exemplo de alimento com alto índice glicêmico. No entanto, a maneira como ela é preparada afeta esse índice, o que pode ajudar a diminuir suas preocupações quanto ao ganho de peso.

De acordo com o portal Lifehack, a massa consumida al dente (cozida o suficiente para oferecer uma leve resistência à mordida) é a chave do sucesso. Cozida até esse ponto, ela oferece um baixo nível de índice glicêmico.

O IG é um processo baseado em evidências científicas e é particularmente importante para que a pessoas com problemas de saúde controlem os níveis de açúcar no sangue. Ele vai muito além de um número para medir os carboidratos de um alimento, sendo capaz de mostrar como uma comida será digerida pelo corpo. Quanto maior o índice glicêmico em uma comida, maior será a quantidade de açúcar no sangue. Portanto, cozinhar o macarrão até esse ponto específico, permitirá que o seu corpo metabolize a massa de uma forma mais saudável para o organismo.

Sendo assim, não se sinta pressionado a comer um macarrão feito à base de trigo integral, a massa normal cozida ao dente parece ser suficiente. Elas podem possuir o mesmo índice glicêmico quando comparadas.

E se você está pensando em evitá-las por completo, saiba que as massas ajudam o seu organismo na constante liberação de energia, o que fará com que você se sinta mais completo e animado durante o dia.

[ Life Hack ] [ Foto: Reprodução / Life Hack ]

Jornal Ciência