TOP 5 razões pelas quais não emagrecemos com dietas

de Rafael Fernandes 0

1 – Estresse causa obesidade

Estresse e obesidade são cada vez mais considerados causa e consequência pelos estudos científicos. Eles são uma das principais razões pelas quais as pessoas não conseguem perder peso.

Quando estamos sob estresse, constantemente produzimos adrenalina, que prepara nosso corpo para lutar ou fugir de um ataque. Nesse processo o fornecimento de sangue é desviado de processos importantes – como a digestão – para os músculos, e faz com que o corpo use glicose, e não a gordura corporal como combustível.

Se o estresse dura muito tempo, nosso organismo passa a produzir um hormônio chamado cortisol em excesso, que leva a um retardamento do metabolismo. A maioria dos estudos mostram que pessoas com níveis elevados de cortisol tendem a ganhar peso, acumulando gordura na região da barriga.

Reservar um tempo por dia para descansar de uma maneira relaxante é considerada uma boa forma de diminuir o estresse.

2 – Hormônios sexuais em perigo!

Níveis baixos de progesterona tendem a piorar a situação de quem pretende emagrecer.

Para muitas mulheres, uma semana antes da menstruação, há ganho de peso. Algumas ganham até 3 kg nessa fase, por conta da retenção de líquidos causada pelo aumento dos níveis de estrogênio.

Acredita-se que substâncias chamadas metilxantinas em produtos à base de cafeína (mesmo depois de terem sido descafeinados) podem contribuir para os sintomas. Portanto, se a mulher já é propensa à retenção de líquidos, inchaço no abdômen, seios ou ganho de peso, é melhor cortar o café e substitui-lo por chá de ervas durante quatro semanas para ver se os sintomas desaparecem.

3 – Insulina

A insulina é o hormônio produzido no nosso pâncreas que ajuda o corpo a transformar os açúcares dos alimentos em combustível para as células. Ela transporta a glicose primeiro para o fígado e depois para os músculos, onde é armazenada como glicogênio para ser utilizada como energia. Se o armazenamento excede a quantidade limítrofe, será armazenada como gordura. Alimentos ricos em carboidratos refinados e açúcares podem levar ao excesso de insulina. Adrenalina também causa picos de açúcar no sangue.

Como você não usa a glicose extra disponível – porque não tem uma ameaça física para combater de imediato -, mais insulina é feita e mais gordura é armazenada. Pode ser interessante checar seus níveis de glicose e de insulina no sangue, caso você tenha passado meses comendo bem e se exercitando sem resultados.

Certifique-se de que suas refeições contêm proteínas, como carnes magras, peixes, ovos, além de um pouco de gordura, como abacate, nozes, sementes, óleos de oliva e azeitonas. Deve-se obter carboidratos de alimentos integrais, especialmente hortaliças e frutas, ao invés de pão branco, por exemplo. Isto ajuda a diminuir a liberação de glicose no sangue, sem necessitar de muita insulina.

4 – Sistema nervoso e suas ações involuntárias

O sistema nervoso é a parte do organismo que coordena suas ações voluntárias e involuntárias e transmite sinais entre as diferentes partes do organismo. Ele comanda a temperatura e os sistemas imunológico e hormonal, frequência cardíaca e a frequência respiratória. É dividido em duas partes: o parassimpático – responsável pelo descanso e reparação – e o simpático – responsável pela resposta de “luta ou fuga”. Os dois sistemas devem trabalhar em equilíbrio, o que nem sempre ocorre. Todavia, o parassimpático ajuda a restaurar a calma, equilíbrio e as funções – como a digestão – que sofrem durante períodos de estresse.

5 – Autocontrole emocional

O emocional é, sem dúvidas, uma das principais causas da fome. Nem sempre comemos doces simplesmente pelo fato de estarmos com fome. É um sentimento subconsciente que vem para substituir uma sensação ruim ou preencher um vazio. A comida é um escape frequente, mas existem algumas dicas que ajudam a evitar sabotar uma dieta por causa de ansiedade.

Experimente, por exemplo, práticas de meditação e relaxamento que ajudem a diminuir a ansiedade e, com ela, a fome e outros sentimentos que possam atrapalhar seu plano alimentar.

[ The Telegraph ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência