TOP 5 técnicas usadas pelo seu cachorro para compreender você

de Gustavo Teixera 0

A inteligência dos cachorros pode ser maior do que você imagina! A evolução permitiu que eles ganhassem algumas características para compreender os seres humanos de forma mais eficaz que outros animais. Então, conheça 5 técnicas usadas pelo seu cachorro para compreender sua mente!

5 – Empatia

cachorro-le-sua-mente_01

Poucas espécies são capazes de bocejar quando veem outros bocejando, humanos e primatas são algumas delas. Isso acontece devido à empatia, que é a característica de se colocar no lugar do outro. Um fato curioso é que os cachorros também fazem parte desse grupo.

Existe uma teoria que diz que a seleção favoreceu os cachorros que fossem capazes de detectar e entender esse comportamento, mas não se sabe exatamente o porquê. Bocejar não é a única forma de mostrar empatia, eles também percebem e sentem quando estamos felizes, tristes ou feridos e respondem através de ações como, abanar o rabo ou ficar ao nosso lado.

4 – Ponto de vista

cachorro-le-sua-mente_02

Segundo um estudo publicado na revista Behavior em 2009, os cachorros entendem que o que vemos é diferente do que eles enxergam. Os pesquisadores realizaram um experimento colocando um cachorro e uma pessoa em lados diferentes de uma sala com dois brinquedos idênticos no centro desta sala. Havia uma parede opaca impedindo que a pessoa enxergasse um dos brinquedos, mas este ainda ficava visível para o cachorro.

Quando a pessoa ordenava que o cachorro trouxesse um brinquedo – sem dar indicação do que estava enxergando –, o cachorro trazia o item que estivesse visível para o humano. Por outro lado, quando a pessoa ficava de costas – sem ver nenhum dos brinquedos – o cachorro escolhia o brinquedo de maneira aleatória para levar.

3 – Reconhecimento de opinião

cachorro-le-sua-mente_03

Cachorros gostam de comer os alimentos que seres humanos comem não somente porque parecem ser mais saborosos, mas sim por que o cão considera nossa opinião sobre a comida. Em estudos realizados, os cães deram preferência a comidas escolhidos pelos seus donos mesmo quando havia comida de cachorro em maiores proporções disponíveis, fazendo com que essa influência ficasse evidente.

2 – Apontar

cachorro-le-sua-mente_05

Cachorros costumam olhar para os objetos que humanos apontam ao invés de olhar para nossas mãos, o que não é algo tão simples quanto parece. Além disso, eles prestam atenção no que estamos prestando atenção. Acredita-se que essa característica seja consequência da seleção natural.

1 – Ciúme

cachorro-le-sua-mente_06

Normalmente quando a pessoa tem dois ou mais cachorros, um deles vai sentir que recebe menos atenção, e, consequentemente, ficar com ciúme. Ou em outro caso, uma cadela mãe pode atacar seus filhotes se perceber que eles estão ganhando mais atenção de seu respectivo dono. Sentimentos como ciúme exigem autoconsciência, ou seja, para um cão sentir ciúmes, ele precisa ter autoconsciência – mais uma característica rara, considerando o que conhecemos.

[ Cracked ] [ Fotos: Reprodução / Cracked / Pixabay ]

Jornal Ciência