TOP 12 motivos para você começar a dar óleo de coco ao seu cão

de Merelyn Cerqueira 0

Ingrediente muito popular entre as dietas atuais, o óleo de coco tem sido reverenciado por suas muitas propriedades benéficas. Estas, ao que tudo indica, se estendem até mesmo aos cachorros.

Contudo, antes de considerar alimentar seu cão diariamente com óleo de coco, descubra se ele é tolerante ao produto.

Para isso, experimente colocar uma colher de chá do óleo na ração. Se você não verificar nenhum problema, não hesite em continuar oferecendo.

Mas atenção: ofereça o alimento com moderação (tenha como base 1 colher de chá para cada 9 kg) porque pode causar diarreia no animal, e não utilize o produto como uma forma de evitar uma visita ao veterinário.

Segundo informações do site Little Things, estes são os benefícios do óleo de coco aos cachorros:

can-dogs-eat-coconut-oil-600x600

1 – Melhor hálito

Se o mau hálito de seu cão estiver muito forte, experimente usar um pouco de óleo de coco para limpar os dentes e a boca do animal.

Embora este truque seja conhecido nos seres humanos, ele também funciona com os animais.

2 – Pelo mais brilhante

Apenas um pouquinho do óleo na dieta do animal já fará uma grande diferença, especialmente nos pelos, que crescerão mais saudáveis e brilhosos.

O óleo também pode ser aplicado diretamente no pelo, como uma forma “hidratação”.

3 – Pele mais saudável

Embora seja protegida por pelos, a pele do cachorro também pode apresentar problemas. O óleo de coco pode ajudar em casos de pele seca, infecção por fungos, picadas de inseto e eczema, basta aplicar o produto no local afetado.

4 – Melhorias no sistema imunológico

Associação comum feita à saúde humana, o óleo de coco também pode ajudar a melhorar o sistema imunológico dos cães.

Tal propriedade é especialmente útil para àqueles que adoecem com maior frequência, ajudando-os a combater com maior facilidade infecções por bactérias e vírus.

5 – Melhor digestão

O óleo de coco também faz com que o sistema digestivo do cachorro funcione melhor, ajudando-o a absorver mais nutrientes e a combater com maior eficácia alguns problemas intestinais.

6 – Age contra carrapatos e pulgas

Passar óleo de coco no pelo do cão pode afastar pequenos insetos como carrapatos e pulgas. Estudos já indicaram que o produto tem a mesma ação para os seres humanos.

7 – Age contra os vermes

Infecção por giárdia é uma condição bem comum entre os cães. Agora, considere que os vermes detestam a estrutura da superfície do coco ralado, portanto, poderão expelidos justamente por causa dela.

8 – Redução de peso

Assim como age contra o ganho de peso em humanos, o óleo de coco pode ajudar cães em sobrepeso. Contudo, caminhadas regulares e boa alimentação são essenciais para o efeito.

9 – Melhora a atividade cerebral

O óleo ajuda a retardar o processo de envelhecimento cerebral do cachorro, permitindo que ele permaneça ativo até mesmo na velhice.

10 – Combate sintomas da diabetes

Como pode influenciar o equilíbrio da insulina no corpo, o óleo de coco tem o potencial de ajudar os cães que sofrem de diabetes.

Acompanhado de uma melhora de digestão e redução de peso, ele pode agir como um complemento saudável para combater ou evitar a doença.

11 – Melhor cheiro corporal

Além de ajudar com o mau hálito, o óleo também tem efeitos positivos contra o cheiro ruim que acompanha o corpo de alguns cães.

A aplicação direta, além de promover um pelo mais brilhoso, deixará o cheiro do animal mais neutro.

12 – Pequenas feridas

Pequenos cortes ou arranhões podem ser tratados com óleo de coco, já que ele possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Fonte: Little Things Fotos: Reprodução / Little Things

Jornal Ciência