Donos abandonam cão na rua por ele “não servir” em novo apartamento

O caso deixou vários internautas emocionados e tristes com a cena

de Otto Valverde 0

Um cão foi abandonado no município de Guapimirim, no Rio de Janeiro. Ele foi encontrado amarrado em uma árvore, juntamente com um bilhete em seu pescoço, e aparência doente e abatida.

Uma das moradoras da região, Tatiana Santos, ficou comovida com a cena: “Quando vi as fotos fiquei triste. Vi o bilhete e pensei o quanto o ser humano é ruim. Deixaram um cachorro abandonado daquele jeito e com problemas de pele”, desabafou, de acordo com informações do portal de notícias R7.

Foto: Reprodução / Tatiana Santos

Tatiana, que é tosadora de animais, resolveu divulgar fotos do cão nas redes sociais para que ele pudesse receber ajuda. Logo, uma instituição para animais abandonados ficou sabendo do caso e resolveu recebê-lo. Ao chegar, necessitou de consulta e atendimento veterinário, pelo problema de pele.


“Conhecer a Ane Souza, que se voluntariou para cuidar dele, encheu meu coração de alegria. Ali ele está comendo e sendo cuidado como merece”, afirmou Tatiana.


Ane Souza ficou sensibilizada e resolveu ajudar o cão. Foto: Reprodução / Tatiana Santos

De acordo com especialistas, não importa se os donos deixaram um bilhete. Nele, está escrito que o cão estava sendo dado para adoção e que o motivo para isso seria “mudança de apartamento”. Deixar um animal na rua e ir embora, com ou sem bilhete, configura expressamente abandono e maus-tratos.

Isso se enquadra como crime, de acordo com o Artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605 e a pena pode ir de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa de valor variado estipulado pelo juiz. Não permita que cenas odiosas como essa ocorram em seu bairro. Ao ver alguém abandonando um animal, denuncie através do número 0800-61-8080 (ligação gratuita) ou através do e-mail [email protected].

Agora, ele está recebendo carinho e os cuidados necessários para sua recuperação. Foto: Reprodução / Tatiana Santos 🙂

Tem medo de denunciar?

Não tenha! Nestes casos, o autor do processo judicial será o estado e não você. A pessoa que denuncia não é envolvida no caso. Exercer sua cidadania e não permitir que um animal inocente e indefeso seja jogado nas ruas, de forma tão cruel, é um ato de amor. Não se cale ao ver crimes contra os animais!

Fontes: R7 / World Animal Protection

Jornal Ciência