Projeto sugere construção de iglus em Marte para abrigar materiais e futuros habitantes

de Merelyn Cerqueira 0

Um dia, em um futuro não tão distante, os habitantes de Marte poderão viver sob cúpulas infláveis construídas a partir do gelo, que de acordo com uma pesquisa recente, existe em grandes quantidades no planeta.

O modelo permitiria que os futuros colonizadores utilizassem os recursos naturais do Planeta Vermelho, não havendo necessidade de buscar materiais na Terra, segundo informações do jornal Daily Mail.

iglus-em-marte_02

No mês passado, uma pesquisa revelou que abaixo de uma região da superfície de Marte, há tanta água congelada quanto a quantidade líquida existente no Lago Superior, localizado entre Canadá e EUA, e considerado o maior lago de água doce do mundo. 

Como a radiação espacial lá é intensa, o que é um problema significativo quando consideramos missões tripuladas e de longa duração, a casa de gelo foi concebida pensando nesta questão, e incluiu um grande e espesso escudo em sua estrutura.

iglus-em-marte_04

O interior do iglu, projetado para até quatro pessoas, contará com áreas para trabalhar, dormir, de recreação, para preparação de alimentos e até mesmo uma estufa. As cabines terão uma pressão de ar de 14,7 psi (1,02 bar), e uma temperatura confortável de 22º C, de acordo com o pesquisador principal do projeto, Kevin Kempton, do Centro de Pesquisa Langley, da NASA, em entrevista à Space.com.

iglus-em-marte_05

De acordo com ele, o gelo marciano seria usado para preencher bolsões translúcidos existentes ao redor do exterior da cabine, enquanto que uma camada celular de dióxido de carbono, também obtido da atmosfera de Marte, seria usada para isolar o interior do iglu deste mesmo gelo. Ainda, como o bolsão é transparente, os moradores poderão utilizar a luz natural do planeta.

iglus-em-marte_03

Dito ser economicamente rentável, uma vez que faz uso dos recursos naturais de Marte, o projeto não precisará que materiais pesados sejam transportados da Terra, o que necessitaria de naves adaptadas e mais investimento financeiro. Todo o conceito foi desenvolvido por um grupo de designers do Clouds Architecture Office (Clouds AO), uma equipe da Space Exploration Architecture (SEArch), bem como um pessoal da NASA.

iglus-em-marte_06

No ano passado, o projeto venceu o concurso 3-D Printed Habitat Challenge Design Competition, da NASA. O objetivo era desenvolver conceitos arquitetônicos que aproveitassem as técnicas de impressão 3D e os recursos marcianos para construir uma casa.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência