Omran Daqneesh: a criança síria que se tornou “a cara da guerra” de seu país

de Julia Moretto 0

A imagem do menino que sobreviveu aos bombardeios na cidade de Aleppo comoveu o mundo. Omran Daqneesh, de cinco anos, apareceu com o rosto coberto de sangue e de poeira dos escombros de uma construção. Segundo fontes, seus ferimentos não foram graves e ele passa bem.

Os ataques foram realizados pelos militares do regime sírio e são característicos da disputa pela região entre o governo e os rebeldes. O prédio atingido que desmoronou logo após o resgate era habitado por civis. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), 33 civis e 19 rebeldes morreram no ocorrido.

Com grande compartilhamento na Internet, a imagem que mostra Omran Daqneesh, comoveu milhares de pessoas. A foto foi tirada pelo grupo opositor sírio Aleppo Media Center (AMC) e divulgada pela agência Associated Press. De acordo com a BBC, os pais e os três irmãos do menino também sobreviveram, porém, suas identidades não foram divulgadas.

A foto lembrou outra imagem que comoveu o mundo: a do menino Aylan Kurdi, que tinha apenas 3 anos de idade quando foi encontrado morto em uma praia na Turquia depois que o barco em que sua família estava afundou no caminho para a Grécia, em 2015.

Aleppo é cenário de uma guerra civil desde 2012, com diversos ataques dentro da própria Síria e da aliada Rússia. Os ataques se intensificaram nas últimas semanas e estima-se que mais de 300 sírios foram mortos. Ainda não há perspectiva para solucionar o problema.

O enviado especial da Organização das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, relatou que, segundo a Reuters, nenhum comboio de ajuda alcançou áreas sitiadas da Síria no mês passado. Como sinal para grandes potências, a força-tarefa humanitária foi suspensa até a próxima semana. De acordo com Staffan, uma pausa de 48 horas nos confrontos será fundamental para a realização de um encontro do grupo de países que trabalham para o fim dos ataques.

Em nome do secretário-geral [da ONU], eu peço para se ter uma pausa de 48 horas em Aleppo. Para começar, irá requerer um grande esforço não só da Rússia e dos Estados Unidos, mas também daqueles que possuem influência em solo”, relatou Staffan a repórteres em Genebra.

Segundo a comissão das Nações Unidas, responsável por investigar os crimes praticados na guerra da Síria, estima-se que 100 mil crianças na região leste de Aleppo podem ser as próximas vítimas da disputa. Grande parte dos civis que morreram estavam nos distritos de Al Sajur e Tariq Al Bab, leste de Aleppo, locais monitorados pela oposição armada.

[ Foto: Reprodução / Twitter via Aleppo Media Center ]

Jornal Ciência