O vírus da Zika pode se espalhar através das lágrimas

de Julia Moretto 0

Um novo estudo mostrou que amostras do vírus Zika foram encontradas em quantidades significativas nas lágrimas de ratos infectados, levantando a possibilidade de a doença ser espalhada através de lágrimas humanas.

 

Embora o vírus apresente risco neurológico pequeno em adultos, ele pode causar uma inflamação nos olhos do infectadas conhecida como Uveite, que pode levar à cegueira quando não tratada.

 

Em um artigo publicado pela revista Cell Reports, a equipe afirma que as lágrimas dos ratos continham material genético (RNA) produzido pelo vírus quase um mês depois que os indivíduos foram infectados. Ainda não se sabe como o vírus passa para a retina.”Nosso estudo sugere que o olho pode ser um reservatório para o vírus Zika. Precisamos considerar se os pacientes têm o vírus infeccioso em seus olhos e quanto tempo realmente persiste“,comentou o autor principal, Michael Diamond.

 

O vírus da Zika está presente nos fluidos corporais (urina, sangue).Curiosamente, ele persiste por muito mais tempo no sêmen de machos infectados – até 93 dias após o início da doença – o que significa que, mesmo após os sintomas terem cessado, alguns homens ainda podem ser vetores do vírus. Isso também faz com que a Zika seja uma doença sexualmente transmissível.

 

As amostras de vírus vivo não foram encontradas nas lágrimas humanasapós os 28 dias de infecção.No entanto, nos ratos, o vírus não é transmissível desta forma. Os cientistas ainda não sabem se ele persiste em lágrimas humanas pelo mesmo tempo, ou se permanece no olho por maistempo – tal como acontece no sêmen.”Mesmo se nós não encontrarmos o vírus vivo em lágrimas de rato, não significa que ele não seja infeccioso em humanos“, explica o autor Jonathan Miner, um instrutor em Medicina na WUSTL.

 

O vírus Zika surgiu devido a propagação do mosquito Aedes aegypti. Embora seja inofensiva para a maioria das pessoas, a doença representa uma grande ameaça para recém-nascidos. Como os estudos experimentais têm mostrado conclusivamente, o vírus infecta e destrói as células no sistema nervoso central, o que leva à microcefalia em recém-nascidos e, por vezes, nato-mortos.

 

Um estudo recente sugeriu que mais de 1,65 milhões de mulheres férteis dentro da América Central e do Sul estão atualmente em risco de serem infectadas pelo vírus. Na verdade, quando se trata de infecções durante a gravidez, um em cada três bebês exibe algum grau de doença ocular, incluindo a inflamação do nervo óptico, danos na retina, e possível cegueira pós-parto.

 

 Para os demais, o maior dano que o vírus pode oferecer é para os olhos. A infecção faz com que haja uma inflamação no olho, que na melhor das hipóteses causa problemas de visão, mas pode vir a tornar uma pessoa cega.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência