Quando caminhamos na rua, muitas vezes nos deparamos com diversos cachorros. Alguns podem ser mansos, mas outros não são tão receptivos assim. Se algum dia um desses cachorros tentar te morder ou atacar, é melhor ter em mente estas dicas que podem te ajudar a sair ileso.

Sem pânico

Cachorros, assim como muitos animais sentem o medo das pessoas. Sabemos que é difícil manter a calma e não entrar em pânico quando somos ameaçados por um cachorro hostil, mas se você se agitar, gritar, ou mexer os braços, ele pode te morder como uma reação natural, pois pode se sentir ainda mais ameaçado.

Se estiver correndo, comece a andar tranquilamente

Se você estiver praticando esporte, como uma corrida, e se deparar com um cachorro rosnando ou latindo, vire-se na direção oposta e comece a andar ou caminhar tranquilamente.

Evite contato visual

Não olhe diretamente para os olhos do cachorro, contato visual pode aumentar seu comportamento agressivo. Os cachorros identificam esse ato como uma ameaça em potencial.

Tente distrair o cão com outro objeto

Se estiver andando com algum objeto em mãos, tente distrair o cachorro com ele. Uma garrafa, lata ou madeira podem ser úteis nesse caso. Fazendo isso, ele pode se acalmar ou perder o interesse em você.

Mande o cão sair de perto

Se o cachorro continuar hostil, seja firme com ele. Com uma voz firme e confiante, mande-o ir embora, mas sem gritar muito alto.

Comandos como “Não” e “vá embora” podem ser eficientes nesse caso.

[ Runner’s World ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência