Mudanças climáticas estão ameaçando suprimentos de café em todo o mundo

de Merelyn Cerqueira 0

Até onde sabemos, o aquecimento global está ameaçando os recifes de coral da Terra, mexendo com nossa comida, acabando com o habitat de alguns animais e derretendo os polos do Planeta. Agora, um novo relatório mostrou que aumento das temperaturas pode estar colocando os suprimentos de café em risco em todos os países, segundo informações da Science Alert.

De acordo com Molly Harris Olson, chefe-executiva da Fairtrade – organização internacional que visa assegurar melhores condições de vida para agricultores através de relações comerciais mais justas – da Austrália e Nova Zelândia, segundo um relatório encomendado, existe um certo temor de que “em 2050, possamos ver um declínio de 50% na produção de café em todo o mundo, o que não é bom”.

Considerado um dos primeiros a falar sobre previsões e ameaças relacionadas ao café, além de avaliar os danos já feitos, o estudo afirmou que em 2080, o café selvagem – um importante recurso genético para os produtores de café – pode se tornar extinto. Ainda, o relatório sugeriu que nos países membros da “Bean Belt” – como Brasil, Colômbia, Etiópia e Vietnã – onde o clima é favorável para o crescimento dos grãos, a temperatura já subiu cerca de 1,3°C. Na Tanzânia, onde 2,4 milhões de pessoas trabalham na indústria do café, os rendimentos já caíram cerca de 50% desde a década de 1960.

Um dos maiores problemas é que uma das principais variedades de grãos de café, a arábica (Coffea Arabica), que representa 70% de toda a oferta global, é extremamente sensível ao calor. Em temperaturas acima de 23°C, a planta cresce rápido e floresce muito cedo, prejudicado a qualidade do grão.

No entanto, a temperatura parece não ser o único problema, de acordo com John Connor, CEO da Climate Institute. Em entrevista à ABC, ele disse que nas regiões produtoras de café também estamos vendo o aumento de doenças nos grãos. Elas incluem a ferrugem-do-café e pragas como a broca-do-café, causada por um besouro cuja larva se alimenta das sementes, sendo culpada por um rombo de centenas de milhões de dólares à indústria.

Já para os consumidores, que bebem 2,25 bilhões de xícaras de café por dia, o principal impacto será no bolso. Conforme o grão se torna mais escasso, o preço aumenta. Ainda, para os membros da Bean Belt, as consequências poderiam ser muito mais graves, uma vez que perdem seus meios de subsistência e renda. Para Doug Welsh, vice-presidente da Coffee World Group Research, “nenhuma empresa de café na face da Terra será grande o suficiente para enfrentar o desafio das mudanças climáticas para o produto”.

O grupo em questão foi fundado por empresas internacionais de café em uma tentativa de usar a Ciência para proteger as colheitas. Atualmente, eles também financiam uma série de projetos para tentar salvar os grãos, incluindo a criação de um banco de genes que tem como objetivo preservar a diversidade genética da espécie arábica.

No entanto, nada disso será completamente eficaz se continuarmos queimando combustíveis fósseis, considerados os maiores responsáveis pelo aumento da temperatura do Planeta.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência