Médicos alertam para risco de overdose sobre nova tendência de cheirar cafeína em pó para ter “energia rápida”

Parece ser uma novidade, mas não é. Cafeína em pó, com intuito de ser inalada, é vendida livremente na Amazon há muito tempo. Entenda a polêmica sobre isso e os riscos, de acordo com alertas médicos.

de OTTO HESENDORFF 0

Cafeína em pó

O café é apreciado por bilhões de pessoas pelo mundo, especialmente durante o período matutino. O principal objetivo? Fornecer energia para nos deixar “acordados” e iniciar o dia de forma mais produtiva.

Em algumas pessoas, após ingerir café (especialmente os concentrados, como o espresso), é comum a ocorrência de efeitos colaterais como nervosismo, coração acelerado, inquietação, náuseas, dor de barriga e insônia no período noturno.

Mas o que era para ser algo saudável e apreciado na forma de bebida, parece ter se tornado uma “tendência” na forma de pó, sendo crescente o número de pessoas que “cheiram” a cafeína.

Em uma reportagem investigativa do jornal New York Post, um homem de 32 anos de Connecticut, EUA, usuário de cafeína, que não pôde ter sua identidade revelada e se identificou apenas como “Max”, confessou fazer uso regular do pó.

Ele acredita ter descoberto um novo truque para ter os efeitos benéficos da cafeína, sem os efeitos colaterais. Entretanto, médicos alertam que ele está enganado e os riscos podem ser graves.

Há uma marca de cafeína inalável disponível na Amazon, que vende spray nasal de cafeína, frascos de pó e cédulas de dinheiro falso enroladas para “ajudar” no consumo, de acordo com o relatório do New York Post — o que nos remete à mesma forma de consumo que a cocaína.

“Não vendemos apenas produtos; nos esforçamos para melhorar a vida cotidiana”, anuncia o site da empresa chamada Want A Bump? — descrevendo seu produto como “um suplemento energético inovador que consiste em uma mistura equilibrada de cafeína e inositol [um açúcar produzido pelo corpo] projetado para fornecer um impulso de energia imediato e suave”.

Max experimentou o produto nasal e disse: “É como uma cocaína menos intensa, sem todos os efeitos colaterais ruins. Lembro-me de sentir imediatamente e de ficar muito impressionado com isso. A melhor coisa para mim é que isso não afeta meu sono tanto quanto beber cafeína”.

Max afirma que cheira 500mg do pó de cafeína por semana para obter energia extra e conseguir motivação, especialmente quando está em casa. Apesar do ânimo de Max, os médicos não estão tão entusiasmados com a ideia.

“A cafeína em alimentos ou bebidas é mais lenta para ser absorvida do que pelo nariz”, disse a Dra. Shaline Rao, Diretora de Serviços de Insuficiência Cardíaca do NYU Langone Hospital.

A médica alertou que as pessoas que cheiram cafeína (já que a venda e o consumo não são crime) devem sempre anotar a quantidade que consomem para não sofrerem overdose ou danos ao coração.

“A chave é manter a quantidade segura e observar o limite superior de usos, para evitar overdose e permitir tempo apropriado entre as doses para metabolização pelo corpo. Eu me preocupo que a inalação repetida de cafeína possa resultar em danos às narinas da mesma forma que a cocaína”, disse ela, emitindo um alerta sobre os possíveis efeitos colaterais.

Nas redes sociais, a polêmica cresceu após diversos posts de criadores de conteúdo alegando que o produto seria uma boa alternativa para pessoas que gostariam de largar o vício da cocaína.

O Want A Bump? foi lançado no ano passado, e a empresa tem lutado para conseguir dar conta da enorme demanda — o que faz o produto estar constantemente em falta na Amazon.

Não somente esta empresa, mas outro produto chamado Turbo Snort, um spray nasal com cafeína que promete “400 horas de energia”, é vendido por US$ 11,99 em um frasco de 20 ml na loja on-line do Walmart nos EUA, há vários anos.

Com diversas “campanhas” de perfis nas redes sociais, a tendência tem ganhado um impulso devastador. Influenciadores digitais oferecem até incentivos em dinheiro para quem compartilhar vídeos apresentando o produto.

Em uma análise do Instagram, o criador de conteúdo Dillon Slaughter cheira uma linha de pó de cafeína, da palma da mão e diretamente do frasco antes de fazer uma avaliação, dando “nota 10” aos produtos e incentivando seus seguidores. “Se você estava tentando abandonar a cocaína, esta pode ser uma boa alternativa”, declara.

Fonte(s): New York Post / The Sun / LAD Imagem de Capa: Reprodução / New York Post Foto(s): Reprodução / New York Post / Redes Sociais

Jornal Ciência