Estudo fornece segredo para deixar o café mais saboroso

de Merelyn Cerqueira 0

Coador, cafeteiras simples, prensa francesa, máquinas de espressos ou fermentação automática; o que não falta são métodos para produzir e tomar todo e qualquer tipo de café.

Contudo, de acordo com um estudo publicado na Scientific Reports, independentemente do método de produção, a melhor forma de garantir um melhor sabor ao café é primeiro congelar os grãos antes de triturá-los. De acordo com os pesquisadores, os grãos congelados produzem partículas menores e mais consistentes quando moídas, garantindo um sabor ainda maior.

De acordo com a The New York Times, porque a água extrai mais rápido o sabor de partículas menores, uma moagem inconsistente resultará na absorção do sabor por meio de ambas (maiores e menores) ao mesmo tempo. Para garantir um equilíbrio entre o doce e o amargo, em um copo de café com leite, por exemplo, os baristas costumam ajustar as configurações dos moedores para produzir partículas mais finas.

Dessa forma, um café na Grã-Bretanha, chamado Colonna and Smalls, utilizou da ciência para chegar à bebida ideal. Eles se reuniram com químicos para ver como a temperatura afetava os grãos de café. De início, eles começaram com uma temperatura ambiente e foram diminuindo até a temperatura do nitrogênio líquido (-196°C). Logo, descobriu-se que, quanto mais frio o grão, maiores e mais uniformes eram as partículas produzidas, e o sabor era ainda maior.

É importante que todas as partículas tenham a mesma taxa de extração [de sabor]”, disse o químico Chris Hendon, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e que trabalhou no estudo. “É impressionante que isso possa ser garantido apenas pelo arrefecimento dos grãos antes da moagem”.

Tendo em mente que você não usará nitrogênio líquido para congelar os grãos de café em sua casa, eles sugerem que colocá-los no congelador pode ser suficiente para garantir um melhor sabor – melhorando a liberação de aromas e tornando o paladar mais acentuado. Basta apenas mantê-los embalados para evitar ranço e umidade.   

[ The New York Times ] [ Foto: Reprodução / Freestockphotos ]

Jornal Ciência