“Insônia Negra”: o café mais forte do mundo

de Julia Moretto 0

O International Food Information Council recomenda uma ingestão diária de cafeína de 300 mg, enquanto a FDA acredita que o mais correto seja o consumo de 400 mg.

Mas apenas um copo de 354 ml deste grão contém 702 mg de cafeína, o que é capaz de mantê-lo acordado durante a noite,acarretando em alguns problemas de saúde. 

O Black Insomnia foi fundado em 2016 por Sean Kristafor, da África do Sul, que tinha o objetivo de criar o café mais forte do mundo. Ele conseguiu, usando a variedade mais forte, em vez do arábica mais aromático.

O segredo para seu alto teor de cafeína está na maneira que os grãos de café são torrados, mas Kristafor não revelou o processo.

Black-Insomnia-02

Lançada em junho do ano passado, a Black Insomnia estava disponível apenas em alguns cafés na Cidade do Cabo, na África do Sul, mas foi tão bem-sucedido que, em outubro, a marca já havia se expandido para 22 países ao redor do mundo, e estava presente até mesmo em sites como a Amazon. A empresa alega que vende de cinco a seis toneladas de seu café Black Insomnia a cada mês.

“O café mais forte do mundo”

Black-Insomnia-03

Como esta afirmação é ousada, Sean Kristafor enviou amostras para um laboratório suíço, onde foi testado – usando cromatografia líquida. O resultado mostrou um teor de cafeína de 17,5 gramas por quilogramas – o mais forte da lista. 

Em comparação, Death Wish, o que anteriormente era considerado o “café mais forte do mundo”, saiu com 13,2 gramas de cafeína por quilo durante os testes. WodFee, uma mistura de café com cafeína adicionada, tinha 13,8 gramas por quilo. Um quilo de café torrado escuro do Starbucks tem apenas 5 a 6 gramas de cafeína.

O café é tão forte que foi colocado na lista de “mais perigosos produtos cafeinados”,suficiente para causar palpitações em pessoas com arritmias ou aqueles com uma baixa tolerância cafeína. Altas doses de cafeína também são conhecidas por causarem tremores, nervosismo e insônia.

O café mais forte também aumenta a tolerância do seu corpo à cafeína, disse Dr.ª Sharonne N. Hayes, M.D., cardiologista na Mayo Clinic e professora de doenças cardiovasculares, em entrevista à TODAY.com. “Você vai ganhar uma maior tolerância à cafeína por causa da vasoconstrição”.

Fonte: Oddity Central Fotos: Reprodução / Oddity Central

Jornal Ciência