Por que ficamos com “bafo” depois de tomar café?

de Merelyn Cerqueira 0

Tome esta situação como exemplo: Você está na segunda xícara de café e em seguida se inclina ao colega de trabalho ao lado para sussurrar algo.

Mas, ao invés de compartilhar alguma fofoca interessante sobre o escritório, o que você faz na verdade é dividir inadvertidamente um bafo de café. O cheiro é suficiente para fazê-lo correr do local e nunca lhe dirigir a palavra – e você pode culpá-lo?

Primeiramente, e antes de você ficar paranoico com a situação, saiba que o “bafo de café” é um fenômeno comum, que aflige pessoas em todo mundo. Afinal, como é possível o café ser tão gostoso, mas deixar um gosto tão ruim na boca?

De acordo com informações da How Stuff Works, o café pode causar um fenômeno chamado xerostomia, mais comumente conhecido como “boca seca”. Isso ocorre por causa da cafeína, que faz com que a produção de saliva seja reduzida, causando a sensação de secura.

Ficar com a boca seca é especialmente inconveniente. Isso porque, quando não há saliva suficiente, o ambiente se torna mais propenso à proliferação de bactérias e fungos, o que essencialmente provoca o mau hálito. Além disso, a falta de saliva pode dificultar a lavagem e quebra de partículas de alimentos que se prendem à língua e dentes, podendo até mesmo levar ao desenvolvimento de cáries.

Ainda, o tipo de café consumido pode aumentar esse efeito de “bafo”. Por exemplo, uma dose de café expresso contém 75 mg de cafeína concentrada, que deixa o sabor mais intenso.

De fato, o mau hálito segue uma regra geral: quanto mais potente o cheiro do líquido ou alimento ingerido, mais potente é seu efeito na respiração. Esta é a mesma razão pela qual comer cebola ou alho deixará um cheiro desagradável por horas em sua respiração.

Outra causa por trás do “bafo de café” não é realmente o café, mas sim o que é colocado nele, como creme, leite, açúcar ou outros produtos artificiais, capazes de alimentar o excesso de bactérias na boca. Para piorar as coisas, o café é altamente ácido, outra condição relevante que faz com que as bactérias se reproduzam com eficiência.

Mas qual a solução?

Se você está disposto a melhorar a qualidade do ar ao redor das pessoas com quem você conversa, a solução para ajudar a evitar o “bafo de café” é bebê-lo sem a adição de creme ou açúcar.

Outra opção é beber chá preto. Embora ainda possuam cafeína (até 70 mg por porção), o chá é menos ácido que o café e, portanto, não causará um cheiro tão ruim na boca.

Agora, se você não está disposto a abandonar o café com açúcar e creme, experimente consumir um copo de água após a bebida para incentivar a produção de saliva ou, se possível, tire um tempo para escovar os dentes e a língua.

Fonte: How Stuff Works Foto: Reprodução / Domínio Público

Jornal Ciência