Café com 80 vezes mais cafeína do que o regular é vendido na Austrália e causa polêmica

de Merelyn Cerqueira 0

Chamado de “Asskicker”, um café que contém 80 vezes mais cafeína do que o tradicional está sendo comercializado em uma cafeteria em Adelaide, na Austrália, chamada Viscous Coffee. Vendido em metade de uma dose regular, a bebida vem com um alerta de saúde para pessoas com problemas cardíacos e pressão arterial.

Normalmente, e dependendo da forma de preparo, um copo de expresso tem cerca de 60 miligramas de cafeína, enquanto uma porção de café filtrado, 150 mg. Diferente disso, o Asskicker contém cinco gramas completas de cafeína, de acordo com proprietário da Viscous Coffee, Steve Benington.

Segundo ele, a bebida é suficiente para fornecer de 12 a 18 horas de energia. Contudo, o elevado teor de cafeína não deve ser consumido de uma só vez, mas sim lentamente ao longo de um período de quatro horas. A ideia para a criação do café, de acordo com Benington, veio quando uma enfermeira apareceu na loja pedindo uma bebida que pudesse mantê-la acordada e em alerta para trabalhar em um inesperado turno noturno. “Ela consumiu a bebida ao longo de dois dias e se manteve ativa por quase três”.

cafe-com-80-vezes-mais-cafeina_01

O café é feito a partir de uma complexa mistura que leva quatro doses de expresso, quatro de ‘cold brew’ de 48 horas (café extraído a frio em um processo que durou 48 horas), 120 ml de ‘cold brew’ de 10 dias e uma segunda adição de quatro doses de ‘cold brew’ 48h, moído em pedras de gelo.

A notícia se espalhou por Adelaide, e muitos jovens procuraram o produto para tomá-lo como uma forma de desafio. “Eu falo com eles para que, em primeiro lugar, certifiquem-se de que entendem o que estão fazendo”, disse Benington. “Muitas vezes as pessoas acham que estou tentando espantá-las”.

É um café puro, de boa qualidade, o único problema é que o gosto é tão bom que é difícil parar de tomá-lo”, explicou. “Algumas pessoas podem amá-lo enquanto outras não, mas é tudo feito em nome da diversão”.

De acordo a nutricionista e personal trainer, Tanya Lewis, consumir a bebida pode ser considerado um risco. Segundo ela, a cafeína é uma droga, e precisa ser usada com cautela, e não com abuso. “Tem havido um grande número de casos documentados que envolvem internações e mortes pela ingestão de quantidades menores de cafeína do que o contido na bebida”.

Benington, por sua vez, segue alertando as pessoas sobre os efeitos que o café pode ter em portadores de problemas cardíacos e pressão arterial elevada. Ele diz que os avisos são baseados na medicina e no consumo pessoal ideal da bebida.

This Is Radelaide ] [ Foto: Divulgação ] 

Jornal Ciência