Jovem indiano com condição rara que o faz parecer idoso, faz aniversário de 15 anos

de Bruno Rizzato 0

Um adolescente com uma condição genética ultrarrara que o faz parecer um idoso, surpreendeu os médicos após celebrar seu 15º aniversário.

Nihal Bitla, que vive na periferia de Mumbai, na Índia, tem Síndrome de Hutchinson-Gilford, também conhecida como progéria, que faz o corpo envelhecer oito vezes mais rápido do que o normal.

Ele possui a pele enrugada, a cabeça sem cabelos e alargada, e membros atrofiados. Pesando cerca de 12,5kg, ele tem apenas 1,2 metros de altura. Apesar de sua mente permanecer jovem, seu corpo envelhece rapidamente e sua saúde deteriora-se no mesmo ritmo. Ele parou de ir à escola após colegas de classe começaram a provocá-lo, comparando-o com um personagem de um filme indiano que também tinha progéria e foi vítima de um ataque cardíaco. Quando os colegas disseram que ele teria o mesmo destino, Nihal ficou muito triste e resolveu nunca mais sair de casa.

Progeria
Foto: Reprodução / Daily Mail

Os acometidos pela progéria possuem uma predisposição genética para a doença cardíaca e sua expectativa de vida média é de 14 anos. Poucos conseguem superar os 20 anos. No entanto, em dezembro de 2014, aos 13 anos, Nihal foi enviado para a Fundação de Pesquisa de Progéria, em Boston, nos EUA, onde foi submetido a ensaios clínicos e testes com uma droga contra o câncer (Lonafarnib, que inverte alterações nos vasos sanguíneos que causam ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais). Os médicos esperam que isso possa retardar seu processo de envelhecimento.

Apesar da desconfiança dos médicos, Nihal comemorou seu aniversário 15 anos, no dia 20 de janeiro, fazendo o paciente mais velho vivo já diagnosticado com progéria, na Índia. E, apesar dos desafios que a síndrome impõe, o adolescente continua com o pensamento positivo sobre o seu futuro. “Eu nunca me senti doente porque eu sou uma criança especial. Isto é como um presente de Deus para mim”, disse ele, que adora jogos de computador e é querido por toda sua família.

A progéria é muito rara e afeta apenas uma em cada quatro a oito milhões de crianças, estima-se que de 200 a 250 crianças vivam com a síndrome, de acordo com a Fundação de Pesquisa de progéria. O nome tem origem da palavra grega “proeros”, ou seja, prematuramente velho. Ela é causada por uma mutação genética no gene LMNA, que é responsável pela produção de uma proteína que ajuda a manter a integridade estrutural do núcleo nas células. Sem a força do núcleo, a estrutura celular é fraca e leva ao envelhecimento rápido e precoce.

Sem título
Foto: Reprodução / Daily Mail

O pai de Nihal, Srinivas, que é dono de uma pequena loja de reparo de celulares, afirma que seu filho foi a primeira pessoa na Índia a ser diagnosticada com a Síndrome de Hutchinson-Gilford, a forma mais grave da doença.

O pai afirma que, após tomar o medicamento, em Boston, ele melhorou a flexibilidade de suas articulações e ganhou 2 kg. Mas, nas últimas semanas, o garoto interrompeu o tratamento porque teve outros problemas, incluindo uma infecção no fígado, necessitando de medicamentos que não podem ser tomados junto com Lonafarnib. Srinivas tem o objetivo de fazer com que os últimos anos de seu filho sejam inesquecíveis.

“Não importa quanto tempo resta, eu só quero tentar cumprir os desejos do meu filho agora”, concluiu ele.

Fonte: Daily Mail Foto de capa: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência